"O eleitor tem liberdade para casar o voto com quem ele quiser", diz ACM Neto

Neto também comentou sobre uma entrevista que Lula deu em uma rádio de Salvador

Por Nicolas Melo e Cíntia Kelly
02/07/2022 às 10h43
  • Compartilhe
Foto: SECOM
Foto: SECOM

O pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), descartou outra vez um eventual apoio exclusivo à pré-campanha de Ciro Gomes (PDT) na corrida presidencial, na manhã deste sábado (2), durante os festejos do Dois de Julho. O petista logo que chegou em Salvador, na sexta, declarou seu apoio a Neto. Segundo o ex-prefeito, o "eleitor tem liberdade para casar o voto com quem ele quiser".

"Eu adoro Ciro, tenho um carinho enorme por ele. Já encontrei Ciro aqui e dei um abraço enorme nele. Para mim, ele é uma grande figura pública, pensamos em muitas coisas parecidas para o Brasil. O PDT está na nossa aliança e o partido terá um palanque forte aqui na Bahia. E eu não tenho dúvidas de que Ciro é o nome de consenso do PDT para a candidatura da presidência da república, mas eu não tenho apenas o PDT, tenho vários partidos e assim, do ponto de vista pessoal, eu retribuo com todo o carinho", disse ACM.

Neto também comentou sobre uma entrevista que Lula deu em uma rádio de Salvador onde ele declarou seu apoio à pré-campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), mesmo não sendo muito convicto em sua fala.

"Sobre as colocações do ex-presidente Lula, eu acho que fica  claro neste momento um ambiente de maturidade política, aliás, eu agi durante oito anos como prefeito de Salvador com muita maturidade política. Quando trabalhei com três presidentes da república de partidos totalmente distintos", disse o ex-prefeito de Salvador.

"Então, para mim está muito claro que nosso discurso é que qualquer um que seja eleito, nós vamos procurar para tratar dos interesses do nosso estado, para discutir os projetos para a Bahia e isso se reforça com as declarações do ex-presidente Lula, portanto, me parece declarações sensatas, adequadas", seguiu Neto.

"Ninguém vai esperar que ele não se manifeste a favor do candidato do seu partido, mas como as pessoas que têm espírito público fica claro a possibilidade de um diálogo futuro que eu venho dizendo que pretendo ter com qualquer um que venha a ser escolhido presidente pelos brasileiros em outubro", acrescentou.

A casadinha do eleitor

ACM Neto, desde que se lançou pré-candidato à governador da Bahia, tem batido pé firme em não declarar seu apoio para um dos presidenciáveis do Brasil. Para ele, o eleitor tem o direito de votar em um determinado candidato a governador de um partido e destinar sua escolha para um candidato a presidente de outra legenda.

"Se tem uma coisa que não é artificial chama-se eleição. Às vezes você pode até querer construir cenários, mas na verdade  quem vai escolher é o povo. Então, não adianta o líder político achar que vai mandar na vontade do povo. O povo é livre e faz as suas escolhas e isso  tem que ser natural, que está na cabeça das pessoas, se vão votar em Neto e Lula, se vão votar em Neto e outros, essa é uma decisão do eleitor", falou Neto.

"O que eu tenho feito é procurar dar conforto ao meu eleitor 'olha, fiquem à vontade para escolher o seu candidato' e do meu lado eu asseguro que vou trabalhar com qualquer presidente da República que seja escolhido pelo Brasil em outubro deste ano. Não há palavra de maior conforto que eu possa trazer para os baianos do que essa. O que mostra, portanto, é claro que a nossa estratégia decidida lá trás de não ter uma candidatura exclusiva e respeitar a pluralidade partidária que está ao meu lado e sobretudo de compreender que o eleitor vai tomar a sua decisão. O eleitor tem liberdade para casar com quem ele quiser", declarou o pré-candidato.