Com redução da alíquota do ICMS na Bahia, Sindicombustiveis espera recuo maior no preço da gasolina

Decreto estadual foi publicado nesta sexta (1º), após enxurrada de críticas da oposição pela demora em sair a decisão

Por Cíntia Kelly
01/07/2022 às 21h02
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quem foi abastecer o carro nesta sexta-feira (1º) em Salvador se surpreendeu positivamente com a redução de R$ 0,60 no litro da gasolina. O recuo só foi possível em função do congelamento de tributos federais que incidem no valor do combustível.

No início da noite desta sexta, outra boa notícia. O Governo do Estado anunciou que reduziu a alíquota do ICMS, o que vai reduzir em R$ 0,46 o valor do litro da gasolina nas bombas, gerando mais economia ao bolso do consumidor.

Em junho, o Congresso Nacional aprovou projeto que fixou em 17% o teto no ICMS sobre os combustíveis.

Em entrevista ao Portal M!, o secretário executivo do Sindicombustiveis-Bahia, Marcelo Travassos, afirmou, antes do anúncio do governo baiano, que uma redução no preço dos combustíveis só poderia ser maior à medida em que o governador Rui Costa (PT) cumprisse o que determina o projeto aprovado no Congresso Nacional.

"Só será possível uma maior redução se o estado seguir o que foi aprovado na Lei Complementar 194. O valor do imposto praticado aqui é acima da média nacional", pontuou Travassos ao Portal M!. Na Bahia, a alíquota do ICMS sobre a gasolina é 28%.

Mesmo com a boa notícia - a decisão do Governo da Bahia de reduzir a alíquota -, Marcelo Travassos não se mantém otimista. Para ele, a guerra entre Rússia e Ucrânia fará com quem os preços continuem avançado. "É uma questão de geopolítica", opinou.

 

Leia também:

Governo da Bahia anuncia redução do ICMS sobre combustíveis após oposição endurecer críticas