Julho Verde alerta para importância da prevenção do câncer de pescoço e cabeça

Hospital Aristides Maltez promove série de atividades para marcar a campanha

Por Redação
01/07/2022 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 6ª edição do Julho Verde, campanha nacional de conscientização para prevenção do câncer de cabeça e pescoço, tem como tema este ano "Autocuidado é SobreViver".  A iniciativa é capitaneada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), que alerta a poulaçao sobre tumores que atingem pele, boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide, glândulas salivares e seios paranasais.

Uma série de atividades será promovida para destacar a importância da prevenção da doença. A programação será aberta nesta sexta-feira (1º), às 20h, com uma live no canal do Youtube da ACBG com o tema: "Você sabe o que é câncer de cabeça e pescoço?"

Em Salvador, na próxima quinta (7), será realizado um mini-simpósio e a apresentação do coral de pacientes  laringectomizados do Hospital Aristides Maltez, unidade filantrópica que é referência no tratamento de câncer na Bahia. O Laringectom tem a regência da maestrina Yuli Martinez, do Neojiba na Uneb.

No próximo dia 14, haverá um simpósio no auditório do Aristides Maltez, e no dia 20 um programa de educação continuada sobre reabilitação vocal dos pacientes laringectomizados totais em conjunto com Atos Medical.

No dia 21 de julho, está prevista a reunião mensal dos pacientes laringectomizados  com apresentação do coral e no final do mês, fechando a programação do Julho Verde, será realizado um mutirão de atendimento à população no Hospital Aristides Maltez.
 

Incidência no Brasil

O Brasil registra a cada ano cerca de 40 mil novos casos de tumores malignos de cabeça e pescoço, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, o câncer nesta região do corpo é o terceiro em incidência em homens, correspondendo a 7,9% dos novos casos estimados pelo Inca.

No país, o câncer de boca chega a ser o terceiro tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres. O tabagismo e o consumo abusivo de bebida alcoolica são fatores de risco importantes.