A terapia como potencialização de talentos 

Por  Daniela Calegari
30/06/2022 às 14h23
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Você acha que terapia é somente para aqueles que estão em uma situação de grande desequilíbrio emocional ou com um grande problema na vida? 

Se sua resposta for positiva, você acertou apenas parcialmente. 

Com certeza, a terapia proporciona auxílio e suporte para aqueles que estão passando por momentos de dor e desespero. E nestes casos, ela vem como um bálsamo, como um auxiliador no processamento destas emoções, para que o indivíduo tenha mecanismos para superá-la.

Mas hoje eu vim aqui te contar que a terapia pode ser muito mais do que isso!

Nesse momento, você pode estar se perguntando, mas como assim? Então quer dizer que terapia não serve somente para tratar "traumas emocionais"? E qual seria a sua outra serventia?

Apenas fazendo um paralelo, para que este conceito possa ser mais facilmente compreendido, vamos imaginar o que ocorreu historicamente com a medicina: 
 
A medicina tradicional era puramente reparadora, com o foco no tratamento e cura das doenças, passando a ocupar com o tempo também um espaço de prevenção, focando na saúde e equilíbrio do corpo para evitar o aparecimento da própria enfermidade. 

Então isto significa que a medicina preventiva erradicou a reparadora? 

Claro que não! Elas coexistem. Sendo que juntas conseguem auxiliar o ser humano de forma mais completa, desde a prevenção até o tratamento de uma patologia. 

Guardada as devidas proporções, é esta visão integrativa que precisa também ser levada ao mundo da terapia. 

Da mesma forma que a medicina deixou de ser apenas um "resolvedor" de problemas, se transformando em um "produtor" de saúde, a terapia também encontrou uma forma de auxiliar o indivíduo a elevar seu patamar de bem-estar, ao invés de apenas tratar os seus traumas. 

Isto significa que a crença "se a pessoa faz terapia ou ela possui um grande problema ou ela é um problema" encontra-se ultrapassada, já que esta ferramenta lhe possibilita ir ao encontro da sua melhor versão, ao alcance das suas metas e sonhos.

E como é possível tudo isto? Descobrindo como você inconscientemente cria interferências na expressão da sua potência, diminuindo, assim, a sua performance.

Para melhor compreensão disto, é preciso expor aqui algo que talvez você ainda não tenha clareza: muitas vezes a causa principal que impede (ou atrasa) o nosso crescimento não está nos fatores externos ou na ação dos outros, mas sim em nós mesmos. 

Sim, isso mesmo. Muitas vezes temos padrões de conduta e de pensamentos, que se repetem na nossa vida e que sequer temos consciência, mas que acabam nos "desempoderando".

Entrando no viés profissional, você já deve ter se deparado pelo menos uma vez na vida com alguém que tenha talento, competência, mas que não consegue se realizar profissionalmente. 

E você deve ter se perguntado, mas por que esta pessoa não deu certo? 

Alguns podem atribuir este insucesso a uma ausência de "estrela", como se o potencial não habitasse em todos ou ainda à ausência de "sorte" da pessoa, por não estar no lugar certo e na hora certa. Contudo, ouso dizer que esta pessoa talentosa e malsucedida provavelmente tem algo dentro dela que a impede de ir adiante. 

Imagina que uma determinada pessoa quer expandir seu trabalho, expondo-se em redes sociais. Contudo, ela sempre viveu buscando a aprovação do outro, não reconhecendo seu próprio valor. Ainda que inconscientemente, esta pessoa pode se "travar" nesta expansão, pois terá medo de, ao se expor, não ser aprovada por todos por conta dos famosos "haters". 

A terapia, neste exemplo, poderia ajudá-la a fortalecer a autoconfiança e o autovalor e a entender quais interferências internas que a impedem de crescer, como tudo isso começou, a razão dela buscar sempre a aprovação do outro, para que haja a liberação deste padrão comportamental antigo, permitindo-a seguir adiante. 

Sim, é possível que, durante o atendimento, o terapeuta se depare com um trauma emocional, mas este trauma deixa de ser o objetivo da sessão, sendo apenas um meio a ser trabalhado para que a pessoa atendida consiga alcançar o seu melhoramento desejado.

Certamente a terapia lhe ajuda no autoconhecimento (você passa a entender como você sente, pensa e como age/se bloqueia), e através dela você pode adquirir não apenas gestão emocional, como também otimizar seus caminhos, te levando a um nível no trabalho de maior criatividade, produtividade e de maior performance. 

E você, gostaria de ser sua melhor versão? De acionar dentro de si todo seu potencial?

Te convido então a olhar a terapia sob essa nova óptica, se permitindo se presentear com essa experiência.

----------------------------------------------------
* Daniela Calegari é terapeuta integrativa, thetahealer com formação certificada internacionalmente pelo  Think ThetaHealing Institute of Knowledge, idealizadora da Jornada "Assuma o Comando do seu 2022", staff da terapeuta Manu Lins no projeto de "Mentoria de Carreira para Terapeutas". Dedicada ao entendimento do comportamento humano, inclusive através do estudo das emoções, da neurociência e da relação corpo humano e emoções, almeja através da terapeuta integrativa promover autoconhecimento e bem-estar às pessoas, para possibilitar que estas potencializem a realização dos seus sonhos e metas. 

---------------------------------------------------------------------------------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!