Vixe! O que pode tirar a vitória de ACM Neto no 1º turno? A única chance de Jerônimo. Ciumeira no bolsonarismo atinge Roma e o salto de Raíssa 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
29/06/2022 às 08h33
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

A chance de Jerônimo 

Um deputado com mandato, que integra a base do governo Rui Costa na Bahia, fez "uma avaliação real" sobre o cenário eleitoral desse ano, mesmo sabendo que ele pode ser prejudicado pela conjuntura atual. De acordo com ele, a percepção na capital e no interior é de que o ex-presidente Lula não terá mais do que 50% a 55% dos votos válidos no estado e que o presidente Jair Bolsonaro pode passar da casa dos 30%. Para esse deputado governista, só há uma chance de Jerônimo Rodrigues vencer a disputa: caso o ex-presidente Lula vença a eleição presidencial já no primeiro turno e mergulhe na campanha da Bahia, numa eventual disputa entre Jerônimo e ACM Neto no segundo turno. 

Jerônimo Rodrigues

O que pode tirar a vitória de Neto no 1º turno?

A previsão é que Jerônimo, com o uso da máquina do governo estadual e a transferência de votos de Lula e do governador Rui Costa, termine na casa dos 35% dos votos válidos. E o que pode tirar a vitória do pré-candidato ACM Neto no primeiro turno: a candidatura de João Roma. Caso o pré-candidato do PL consiga colar na imagem de Bolsonaro, ele pode ficar com 15% e inviabilizar a vitória do ex-prefeito de Salvador na primeira fase do pleito. "Essa briga dele com Roma mostra uma inabilidade política, que pode lhe custar caro na fase mais tensa da disputa", analisou o parlamentar governista, que dialoga bem com todos os atores da política local. 

ACM Neto

Risco calculado do rompimento com Roma 

O experiente parlamentar lembra ainda que a decisão de Neto, de manter o rompimento político com Roma, o coloca muito próximo do seu avô ACM, que não permitia que nenhum aliado alçasse voo próprio e estivesse sempre atrelado aos seus desejos como líder maior do grupo. O detalhe é que o próprio ACM Neto já calculou o risco de manter esse afastamento, pelo fato de Roma incorporar a figura do bolsonarista, o que seria devastador para ele no primeiro turno. 

João Roma

A ameaça do 2º turno

"Sabemos que a candidatura do PL o afasta de Bolsonaro, mas, ao mesmo tempo, o empurra para um segundo turno, que poderia não existir, caso Roma não estivesse na disputa", enfatizou o deputado governista, ao analisar friamente o cenário. Ele destacou ainda que esse jogo pode ser muito arriscado, se for levado em consideração ainda que os bolsominions raiz estão "antipatizando Neto" e podem querer dar o troco numa próxima fase do pleito. A conferir. 

Jair Bolsonaro

Não brinquem com a inteligência das pessoas 

Já um deputado estadual, ligadíssimo a ACM Neto, diz que os opositores tentam menosprezar e minimizar a capacidade de raciocínio lógico da população. O parlamentar do União Brasil é categórico ao afirmar que, diferente de Roma e Jerônimo, que são desconhecidos do grande público, o ex-prefeito de Salvador "não precisará se apresentar na campanha nem no horário eleitoral". "Todo mundo sabe quem é ACM Neto e a sua capacidade de gestão. Daí dizer que as pessoas votarão automaticamente no 13, só porque Lula quer, é brincar com a inteligência das pessoas", enfatizou o deputado, ao citar o movimento de adesão espontâneo que tem marcado os eventos de campanha do seu candidato. 

PRTB pressiona Celsinho

A executiva nacional do PRTB passou a pressionar o presidente do partido na Bahia, Celsinho Cotrim, a se lançar candidato na majoritária para ajudar na formação da chapa proporcional na eleição deste ano. Até agora, o partido já conta com 43 pré-candidatos a deputado federal e 27 a deputado estadual. Na última eleição, Cotrim teve 41.055 votos para o Senado.

Celsinho Cotrim

Ciumeira no bolsonarismo 

A forma como a equipe do pré-candidato do PL, João Roma, tem conduzido as suas próprias redes sociais nessa fase da campanha tem levantado a ira de muitos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no estado. Um deles, em contato com a coluna Vixe, criticou o fato de que "das dez últimas postagens no seu Instagram, em seis ele aparece ao lado da esposa Roberta Roma", que é pré-candidata a deputada federal pelo PL. "Parece que ele não faz campanha para governador, mas atua como cabo eleitoral apenas da mulher", disparou um bolsonarista enfurecido com a condução do aliado. 

João e Roberta Roma


O salto de Raíssa nas pesquisas 

Pesquisas recentes, contratadas por aliados da campanha do PT, já começaram a detectar o crescimento repentino da pré-candidata ao Senado, Raíssa Soares, do PL. Segundo uma amostragem que o Portal M! teve acesso, o atual senador Otto Alencar lidera o cenário com folga. Em segundo lugar agora aparece Raíssa, com 11% a menos que o líder das pesquisas.

Raíssa Soares

Estratégia é colar em Bolsonaro

"O detalhe, que mais chama a atenção, é que a postulante do PL tinha menos de 10%, cresceu para dois dígitos e agora chegou a quatro vezes os números que tinha no início dessas amostragens", como explicou o governista, ao apresentar os dados das pesquisas trecking realizadas nas últimas três semanas. O deputado Cacá Leão aparece parado em terceiro, bem atrás de Raíssa. Há quem diga, inclusive, que ela possa possa crescer e puxar Roma, ajudando também na eleição de deputados estaduais e federais. Para isso, basta a médica avançar na estratégia de colar cada vez mais na imagem do presidente Bolsonaro e associar sua campanha à forma de fazer política do presidente da República.

Bolsonaro, Raíssa e Roma

Vitória heterogênea com Lula, Neto e Raíssa na Bahia? 

Óbvio que uma pesquisa eleitoral representa apenas um recorte do momento em que é aplicada, mas os últimos números de algumas elevam a expectativa de atores da política de que o ex-presidente Lula vença a disputa para o Planalto no estado, da mesma forma que ACM Neto vença para o governo, tendo Raíssa na dianteira para o Senado. "Seria uma eleição completamente atípica, mas não impossível de se materializar após a abertura das urnas", completou um governista ligado ao Palácio de Ondina.  

Lula

Cacá e o ritmo da campanha

Quem parece estar enfrentando dificuldade pra colar na imagem de ACM Neto e crescer é o pré-candidato ao Senado, Cacá Leão. Pelo que se comenta na governadoria, o deputado federal não teria se incorporado ao ritmo da campanha da oposição e, por isso, terá que redobrar os esforços para se tornar conhecido do grande público.  "Leão parecia estar muito mais empolgado do que o filho", cutucou um ex-aliado, que foi rebatido de pronto por um progressista ouvido pela coluna. "Cacá deu liga, sim, e vai crescer ao longo de toda a campanha", enfatizou, ao destacar a importância do horário eleitoral para isso. 

Cacá Leão

Motociata pelas ruas da cidade 

O local de partida da motociata que será comandada pelo presidente Jair Bolsonaro neste sábado foi alterado. Após decisão do núcleo da campanha na Bahia, os apoiadores sairão do Farol da Barra e não mais no Dique do Tororó, como estava previsto. A expectativa é que a concentração seja iniciada às 8h, reunindo motociclistas dos quatro cantos do estado, assim como aconteceu no ano passado. Além de rodar pela orla, o grupo passará pela Avenida Paralela, Pinto de Aguiar, retornando pela orla para o Parque dos Ventos, na Boca do Rio. 

João Roma com Bolsonaro em motociata

Sobram votos. Faltam candidatos 

Diferente da eleição passada, os bolsonaristas têm encontrado mais facilidade em atrair o voto na Bahia. A expectativa, inclusive, é que o PL faça de três a quatro deputados federais e quatro a cinco estaduais. Um apoiador do presidente da Republica, que disputará uma vaga para a Câmara Federal, disse ontem que tem "muito voto bolsonarista no estado, mas o problema é que eles não tem voto de rabada, necessário pra eleger uma bancada maior".


Lula no peito

O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) tem levado o ex-presidente Lula para onde vai cumprir agenda política. Ele intensificou as atividades em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. O petista usa camisetas com a foto estampada do ex-presidente.

Vereador Suíca