Bolsonaro pede reforma da ONU na cúpula dos Brics

Presidente cobrou mudanças em organizações internacionais para dar a "devida e merecida representação" às economias emergentes

Por Redação
23/06/2022 às 14h37
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Sputinik
Foto: Reprodução/Sputinik

Ao discursar na abertura da 14ª Cúpula dos Brics, nesta quinta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrou uma reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no Conselho de Segurança. 

"O Brics, além de representar um fator de estabilidade e prosperidade no cenário internacional, deve contribuir para a geração de emprego e renda e para o bem estar de nossas populações", acrescentou Bolsonaro, segundo informou a CNN Brasil.

Bolsonaro saudou os outros líderes presentes como o presidente chinês Xi Jinping, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, o premiê indiano Narendra Modi e o presidente russo Vladimir Putin.

Ao saudar Putin, Bolsonaro pontuou que foi "muito bem recebido" pelo russo em seu país. Bolsonaro foi para a Rússia se encontrar com Putin menos de 10 dias antes do início da guerra.

O evento dos Brics marca o retorno de Putin ao cenário mundial desde o início da guerra na Ucrânia. O líder russo não participava de um fórum com chefes de grandes economias mundiais desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.