Vixe! ACM Neto chegou no teto e pode cair? Jerônimo é muito peso pra Lula embalar? E Roma ponga na garupa de Bolsonaro em motociata no 2 de Julho

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
22/06/2022 às 08h27
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Muito peso para Lula embalar

Uma longa conversa essa semana com dois experientes observadores da cena política da Bahia serviu para perceber como cada grupo político enxerga a campanha eleitoral deste ano no estado. Segundo avaliação de um aliado do PT, a eleição será duríssima. "Não existe vencedor antes de se abrir as urnas". A aposta é que o ex-presidente Lula ajude a embalar a candidatura de Jerônimo Rodrigues, que tem a força da máquina do governo estadual e representa o projeto atual. 

Lula e Jerônimo

ACM Neto chegou ao teto? 

Os aliados de Jerônimo dizem que ACM Neto começou a fazer campanha desde dezembro passado e já chegou ao teto nas pesquisas eleitorais. "O caminho natural agora é ele começar a cair". O entendimento é que, se tiver segundo turno, o cenário se complicará ainda mais para o candidato do União Brasil. Os petistas dizem que o Partido dos Trabalhadores tem militância, é uma sigla de chegada e tem um candidato à presidência da República que é competitivo e pode definir a disputa.


ACM Neto

Lula e os indecisos 

 "Não esperem uma eleição como foi a de Rui Costa e Zé Ronaldo. Será uma eleição duríssima e todos sabem disso", enfatizou o governista, ao ressaltar que o foco agora é atrair a atenção dos indecisos, que poderão ser embalados pelo sonho de ver Lula novamente no poder.

Lula

Clamor por mudança 

Na mesma roda de conversa, o outro político experiente ligado ao ex-prefeito ACM Neto disse que o sentimento na capital e no interior era de mudança. De acordo com ele, há um clamor de lideranças políticas e da população por novos ares e práticas de gestão, "o que, aliado aos quase 16 anos de PT no poder, facilitará a pavimentação do caminho do ex-prefeito de Salvador ao Palácio de Ondina". 

População madura 

O entendimento no grupo é que a população do estado tem maturidade o suficiente para decidir votar no 44, de ACM Neto, para o governo, e no 13, para colocar o Lula na presidência da República. O eleitor sabe diferenciar cada político. E mais, eles não precisarão se apresentar para o cidadão, pois já são conhecidos". 


Bolsonaro fará motociata no 2 de Julho em Salvador 

A expectativa é grande entre os apoiadores do ex-ministro da Cidadania, João Roma, do PL, para a festa da Independência da Bahia, próximo dia 2 de julho. O motivo é que ele estará na garupa do presidente Jair Bolsonaro, na motociata que será capitaneada pelo chefe da nação em Salvador.  

Jair Bolsonaro

Roma vai na garupa 

A programação prevê que o presidente e sua comitiva saiam do Dique do Tororó em direção ao Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio. São esperados milhares de motociclistas, vindos de todos os cantos da Bahia. 

Agenda movimentada em Feira 

No dia anterior, João Roma acompanha o presidente Bolsonaro em Feira de Santana durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras do rodoanel da cidade. Apesar de não confirmado oficialmente, o presidente e sua comitiva devem pernoitar em Salvador para a motociata da independência. 

Receptividade em alta no interior 

Questionado sobre como tem sido a receptividade de Roma no interior, a resposta dos seus apoiadores foi direta: "tem sido surpreendente". Pelo que se fala no entorno do candidato do PL e até mesmo próximo ao presidente da República é que Roma "tem encantado o interior com as entrevistas dadas às emissoras de rádio". "Ele fala bem e já conversou com mais de 50 emissoras, atingindo mais de 200 cidades do interior desde abril", enfatizou um aliado ao destacar que tem ainda as visitas aos municípios e o corpo a corpo, nos finais de semanas. "O desafio é justamente esse, colar a imagem de Roma em Bolsonaro."

João Roma

 A responsabilidade de Rui 

Um petista ligado à ala mais radical do partido falou reservadamente à coluna, nos últimos dias, que o governador Rui Costa "está afundando o PT na Bahia". O argumento dele é que "está na conta do governador a derrocada que o partido vem tendo", devido "às escolhas políticas equivocadas, feitas desde a última eleição". 

Rui Costa

Bom na gestão e falho na política 

Sem mandato, mas com bom trânsito na militância da sigla, o integrante do PT chegou a dizer que, "desde a escolha da Major Denice como candidata a prefeita de Salvador e agora com a escolha tardia de Jerônimo, Rui só colabora para o enfraquecimento do partido". E emendou: "é claro que ele é e foi um bom gestor. Agora, como político, é um verdadeiro problema".