PT decide não apoiar CPI da Petrobras: "Cortina de fumaça"

Informação foi confirmada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann; líder da sigla na Câmara também rejeita a comissão

Por Redação
20/06/2022 às 22h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/PT
Foto: Divulgação/PT

A bancada do PT na Câmara dos Deputados se reunirá, nesta terça-feira (21), e deverá formalizar a decisão de rejeitar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. A instauração da CPI foi sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após a petroleora anunciar novo aumento nos combustíveis.

Inicialmente, a iniciativa havia sido bem recebida tanto por governistas quanto por opositores no Congresso Nacional. No entanto, o PT encaminhou a retirada do apoio à CPI e, com isso, a tendência é de que a bancada seja contra. A avaliação é que a instalação do colegiado não irá contribuir para a solução da crise.

A informação foi confirmada pelo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e pela presidente nacional do partido, a também deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). "Eu não apoio a CPI, e O PT também não apoia", apontou Gleisi.

"Nosso objetivo é acabar com PPI [política de paridade de preços internacional], que não deixa baixar os preços dos combustíveis, e o que o Bolsonaro quis fazer é demagogia para acabar com a Petrobras", defendeu Lopes.

O deputado afirmou se tratar de uma "cortina de fumaça para o real problema dos combustíveis".

"Isso que o Bolsonaro fez, de propor uma CPI da Petrobras, é a mesma coisa da receita de cloroquina. Ou seja, cortina de fumaça para não investir em vacinas para acabar com a pandemia", criticou.

 

* Com informações do site Metrópoles