Ministério da Saúde diz que "trabalha" para não perder vacinas prestes a vencer

Secretário Arnaldo Medeiros afirmou que o governo federal está atuando para distribuir as 28 milhões de doses aos estados e municípios

Por Redação
20/06/2022 às 18h00
  • Compartilhe
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (20), que a pasta "trabalha em estratégias" para não perder as 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid prestes a vencer. Segundo relatório da secretaria de Controle Executivo da Saúde do Tribunal de Contas da União (TCU), parte das doses tem prazo de vencimento previsto para os meses de julho e agosto deste ano.

De acordo com o levantamento da pasta, a maioria das doses, ou 26 milhões, são do laboratório AstraZeneca, enquanto 1,9 milhão são da Pfizer. Ao todo, os imunizantes custaram aos cofres públicos cerca de R$ 1,23 bilhão

Nesta segunda, o secretário Arnaldo Medeiros apontou que o governo federal está trabalhando para distribuir as doses aos estados e municípios. Ele também convocou a população a buscar os postos de saúde e completar o esquema vacinal.

De acordo com o Ministério, 22 milhões de brasileiros ainda não tomaram a segunda dose do imunizante, enquanto 62 milhões ainda não receberam o primeiro reforço. Além disso, 27 milhões estão com a segunda dose de reforço em atraso.

"A gente está cada vez mais procurando distribuir todas essas doses com estratégias para avançarmos nesta campanha. O Ministério da Saúde está fazendo todo o trabalho para que nenhuma dose seja perdida. Estamos convocando a população brasileira para tomar essas doses. Se quem é apto a tomar seu primeiro e segundo reforço procurar o posto de vacinação, certamente nenhuma dose será perdida", afirmou o secretário.

De acordo com o gestor, cabe às farmacêuticas procurarem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir ampliação do prazo de validade dos imunizantes.

*Com informações do Metrópoles