Senhor do Bonfim aposta na tradição para realizar o maior "São João de Todos os Tempos"

Capital baiana do Forró tem o circuito tradicional, que revive os festejos dos anos 70 e 80, e o principal, com grandes nomes do cenário atual

Por Bruno Brito
24/06/2022 às 09h10
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/São João na Bahia/Leandro Villela
Foto: Reprodução/São João na Bahia/Leandro Villela

Conhecida como a Capital Baiana do Forró, a cidade de Senhor do Bonfim, localizada no norte da Bahia, a 375 quilômetros de Salvador, respira São João desde que o mês de junho teve início. Pelas ruas da cidade, o que se vê é uma grande expectativa por parte dos mais de 79 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019.

Segundo o secretário de Cultura do município, Weslen Aquino, com a chegada do mês de junho, o clima na cidade vai mudando, o frio vai tomando conta das noites, até que todos passam a respirar o São João.

"Neste mês de junho, a cidade se transforma, o clima muda, é frio. No São João, as pessoas fazem fogueira nas portas, consomem o licor, a comida típica, recebem as pessoas em casa, compram fogos. O nosso diferencial é que toda a cidade respira São João", disse.

De acordo com o secretário a expectativa na cidade é "gigantesca". Ele afirmou também que o período tem tudo, para marcar a história do São João de Senhor do Bonfim. "Temos a certeza que faremos o maior São João de todos os tempos, até porque teremos grandes atrações. Há mais de 20 anos, a cidade não recebia as atrações que receberá esse ano".

Segundo ele, o principal diferencial deste ano será a estrutura usada nas comemorações da festa junina.  "Nossa estrutura é totalmente diferenciada, temática, com camarotes. A gente já sente o reflexo desse investimento pelo fato dos hotéis estarem com 100% de ocupação para o período", revelou.

Comemorações

Mas, se engana quem pensa que as festividades começarão apenas no dia 22 de junho, com o início das atrações no circuito principal. Isso porque, em Senhor do Bonfim, o São João já começou ainda no mês de maio, com a realização da 2º edição do Encontro de Sanfoneiros.

"Em maio realizamos a 2º edição do Encontro de Sanfoneiros de todas as regiões da Bahia, e também o Festival de Música, que premiou os cinco melhores artistas da terra. Artistas esses, que estão fazendo parte da programação da cidade no palco principal do nosso São João. Foi uma forma democrática de contemplar e valorizar o artista local, que não tinha oportunidades", apontou.

Já neste mês de junho, foi realizado o Forró & Cultura nos Bairros, que levou músicas e manifestações culturais, incluindo brincadeiras juninas, aos mais diversos bairros de Senhor do Bonfim. "Tivemos também, trios de forró e também houve a trezena de Santo Antônio, além do concurso de quadrilhas realizado no dia 13". Houve também o concurso de quadrilhas, no dia 16 de junho.

Teve espaço também, para a realização do Concurso de Rainha do Milho, que foi ocorrendo em meio à realização do Forró nos Bairros. "Fomos realizando a fase seletiva durante as celebrações, e a final será nas prévias do São João, de modo que a vencedora receberá a faixa na abertura do nosso São João, no palco principal".

Shows

Com a novidade de dois circuitos nos festejos juninos, Senhor do Bonfim contará com um circuito mais tradicional, realizado na Praça Nova do Congresso. Batizado de Circuito Assis do Acordeon, a proposta é relembrar o São João mais antigo, das décadas de 70, 80 e 90. No circuito, a festa acontecerá entre os dias 23 e 26.

"Vamos relembrar o palanque como era antes, levaremos artistas que fizeram parte dessa comemoração mais tradicional. E vamos levar também as manifestações culturais. É um circuito mais cedo, que vai receber um público de jovens, crianças e idosos", contou o secretário de cultura. No circuito as apresentações ocorrerão entre 13h e 20h.

Já no circuito principal, no Espaço Gonzagão, as apresentações acontecerão sempre entre 20h e 4h, começando no dia 22 de junho, com as apresentações de Cicinho de Assis, Tayrone, Dorgival Dantas e Daniel Moraes. Já no dia 23, será a vez de Anna Caroline, Wesley Safadão, Pedro Guerra, Eric Land e Zezinho da Ema.

No dia de São João, 24 de junho, o Espaço Gonzagão receberá Kelvin Diniz, Juh Santana, Flávio José, Kevi Jonny e Forró Pizeiro. Enquanto no dia 25, haverá um Arrastão no Trio, seguido das apresentações de Adelmário Coelho, Eduardo Costa, Henrique Lima e Nino Coutinho. Fechando os festejos, no dia 26, será a vez da banda Forró em Casa, Tarcísio do Acordeon, Simone e Simaria, Marcynho Sensação e uma Alvorada.

"É um circuito principal, com um espaço maior e mais diversificado. Definimos o São João de Bonfim como o camisa 10 do São João da Bahia. Acho que com esse formato, o devolvemos para os grandes festejos do Brasil. Senhor do Bonfim, é tradição, fogueira na porta, guerra de espadas, sempre recebendo os turistas de forma acolhedora e com muito forró", afirmou Weslen.

Foto: Jeferson Ribeiro/AscomPMSB/Divulgação

Guerra de Espadas

Embora a primeira lembrança ao falar de guerra de espadas seja a cidade de Cruz de Almas, o município de Senhor do Bonfim também carrega consigo essa tradição. Proibida desde 2011 na Bahia, a guerra segue ocorrendo na cidade, e ainda é um ponto que chama atenção na comemoração no município.

"Todos os anos têm essas manifestações, que é como chamamos. Mesmo com a guerra proibida, alguns amantes dessa cultura secular ainda se arriscam, mesmo com todo o imbróglio envolvido, ainda vão às ruas para queimar as espadas", revelou.

Segundo ele, a prefeitura de Senhor do Bonfim não é contra a prática, mas respeita a decisão da Justiça, que proibiu a guerra.  "Somos a favor das nossas tradições, da nossa cultura. Mas, sabemos que é algo proibido, e que lei está ai para ser cumprida. Mas, apoiamos as associações que tem aqui, sem fazer apologia ao uso", explicou.