Santo Antônio de Jesus aposta na mescla entre o tradicional e o moderno no São João

Na cidade, já foram realizados concursos de músicas e quadrilhas

Por Bruno Brito
23/06/2022 às 17h55
  • Compartilhe
Foto: Luciano Almeida/SECOM-SAJ
Foto: Luciano Almeida/SECOM-SAJ

O clima junino toma conta de Santo Antônio de Jesus, a 187 km de Salvador. A cidade, que tem a expectativa de receber 100 mil pessoas por noite entre quarta-feira (22) e domingo (26), vem realizando programações voltadas para o São João desde o início do mês.

Até o momento, já foram realizados concursos de músicas juninas e quadrilhas, além de quermesses. A expectativa pelo tradicional 'arraiá' têm ditado o ritmo nestes dias que antecedem a festa.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Barreto Brito Malta, a expectativa está muito grande pelos festejos, com muita animação e alegria.

"A cidade já está em um momento de efervescência. Vemos no comércio uma movimentação  característica do mês de junho. As bandeirolas colorem o céu, o frio da época é muito característico e torna o mês de junho ainda mais especial", descreve.

Após dois anos sem realizar sua principal festa devido à pandemia de Covid-19, Santo Antônio quer unir tradição e modernidade na programação deste ano.

Silvia aponta que turistas e moradores podem esperar uma mistura de modernidade com a mais pura tradição junina, com quermesse, arraiá, concurso de quadrilha e forrozeiros.

"O diferencial do São João de Santo Antônio de Jesus é a localização privilegiada. É uma cidade que tem uma rede de serviços boa, com rede hoteleira, de restaurantes, bares, hospitais, serviços de saúde, uma das mais importantes redes do interior da Bahia. Então essa facilidade faz com que todos venham aproveitar nossas diversas atrações, que chamam atenção do público mais jovem  até o mais tradicional", ressaltou. 

 

Atividades prévias

Entre as atividades pré-São João já realizadas em Santo Antônio, destaca-se o concurso de músicas juninas, que ocorreu no início do mês, com canções inéditas escritas por compositores locais. "Foi um grande sucesso, lotou a praça. E tivemos o nosso vencedor, com a música Êta tempo bom, que é tema da nossa festa", lembra Silvia.

A cidade já promoveu também a Vila Junina, que se encerrou no último dia 13, e contou com artesanatos típicos do período.

"Temos tido ainda música ao vivo ao longo de todo o mês, o que atrai as famílias, que dançam forró juntas, arriscam uma quadrilha, de maneira bem tradicional, na Praça Padre Mateus", comentou a secretária.

No dia 13, dedicado a Santo Antônio, padroeiro da cidade, houve também o concurso de quadrilhas, que contou com representantes locais e de diversas cidades.

"Vamos ter também os arraiás nos bairros, que estão sendo organizados pelas associações e grupos de bairros, com o apoio da prefeitura", acrescentou.

Luciano Almeida/SECOM-SAJ

 

Confira a programação

Já a programação do município durante os dias do São João vai além do tradicional 'arraiá'. Abrindo a grade, na terça-feira (21), houve um movimento de pedido de paz, coordenado pela Paróquia de Santo Antônio, que contou com um encontro de famílias, com show do padre Joãozinho.

Além disso, haverá outras alternativas propostas para o período, como o Forró da Melhor Idade, no sábado (25), às 15h na praça principal. No dia seguinte (domingo, 26), às 15h, haverá o Forró das Crianças, que contará com a apresentação de três adolescentes da cidade.  

Entre quarta (22) e domingo (26), o tradicional 'arraiá' é que vai dar o tom em Santo Antônio. No primeiro dia, o evento contará com apresentação das seguintes atrações: Os Cumpadi, Zé de Belem, Joyce França, Kart Love, Del Feliz, Tarcísio do Acordeon e Calcinha Preta.

Na quinta (23), véspera de São João, o forró ficará por conta de Flor do Nordeste, Verena Mendes, João Gomes, Luziel Andrade, Unha Pintada, Solange Almeida e Mara Ribeiro.

Na sexta (24), a animação será comandada por Jhon Show, Forró Menina Bonita, Biel Oliveira, Simone e Simaria, Guido Freitas, Adelmário Coelho e Thiago Aquino.

As atrações de sábado (25) serão Farol de Milha, Selo de Amor, Daniel Vieira, Wallas Arrais, Barões da Pisadinha, Santanna o Cantador e Jaldo Rodrigues.

Por fim, fechando essa edição do São João, no domingo (26) haverá shows de Toque 10, Vitor Fernandes, Juliano Ss e Jonas Esticado.

Luciano Almeida/SECOM-SAJ

 

Palco alternativo

Os festejos contam ainda com um palco alternativo para receber aquelas pessoas que querem curtir um som diferente do forró.

"É um local onde todas as tribos se encontram, então a galera do rock, hip hop, rap tem também espaço para fazer apresentações alternativas fora do espaço da grande festa. Aquelas pessoas que querem curtir um som, fora do forró, também têm a oportunidade", destacou Silvia.

Na sexta-feira (24), o arrastão "Vou Não Vou" também tomará as ruas de Santo Antônio. "É uma iniciativa da sociedade civil, que temos apoiado através da prefeitura. É um arrastão que sai tocando músicas tradicionais e quem quer vai seguindo pelas ruas da cidade", conta a secretária.

Para ela, todo esse clima e a preparação cuidadosa é que fazem Santo Antônio ter o melhor São João da Bahia.

"Em termos de estrutura, temos dois palcos de grande porte. Nossa estrutura é gigantesca. Esperamos em torno de 100 mil pessoas por dia no município, gerando renda, oportunidade de trabalho para toda a população, desde o plantador de amendoim até os grandes comerciantes", aponta.

A secretária destacou ainda a preocupação com a segurança durante os festejos. Segundo ela, tudo está sendo preparado com o apoio do 14º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros.

"Formamos uma comissão específica para a organização do São João e vamos contar com esse suporte, com detectores de metais, câmeras de identificação facial ao longo do circuito. Temos uma estrutura moderna de segurança para receber a todos", finalizou. 

 

Leia também:

Cruz das Almas tem novo circuito para receber festejos juninos neste ano