Todos os segmentos da sociedade precisam respeitar os direitos dos idosos de forma legítima

Por Márcio Marinho*
16/06/2022 às 15h07
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (15) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Como presidente do Republicanos Bahia enfatizo o compromisso real e trabalho constante de todos nós integrantes dessa sigla, classificada como a que mais cresce no Brasil. 

Aqui não medimos esforços para conscientizar a comunidade baiana acerca das diversas formas de violência contra a terceira idade, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial, financeira, abandono ou até a negligência. Lamentavelmente somente no município baiano de Feira de Santana, localizado a 100 quilômetros de Salvador, a violência contra a pessoa idosa aumentou em 125%, comparando com os primeiros cinco meses do ano passado. 

Todos nós precisamos compreender o quanto é essencial termos uma responsabilidade social, de amparo, atenção, sensibilidade e noção dos direitos dessa parcela da população. Só assim iremos realmente evoluir como sociedade e oferecer mais proteção e dignidade para eles. 

Em nosso estado todo esse movimento de assistência ao idoso é muito bem capitaneado pelo nosso coordenador dos Idosos Republicanos e deputado estadual, José de Arimateia. Já no Brasil, não é diferente, temos o desempenho do secretário Nacional do Idosos Republicanos e deputado federal, Ossesio Silva, que também tem atuado com veemência nessa missão.

Para marcar o dia 15 de junho e também discutir de forma minuciosa a relevância da consolidação e fortalecimento da política de proteção dos idosos, José de Arimateia tornou o Auditório do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador, palco de debates sobre o tema em questão. Foi muito gratificante contar com a presença de cerca de 50 idosos que saíram de suas casas para participar de palestras bastante enriquecedoras. Queremos sim uma sociedade mais informada, justa e cidadã.

Cabe aqui lembrar que vivemos em um país que mostra uma forte tendência para o envelhecimento da população. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade. 

Destaco aqui a importância da sociedade e o próprio poder público estarem munidos de informações precisas sobre os direitos dos idosos com a finalidade de que sejam fielmente executados. Sim, a terceira idade tem os seus direitos estabelecidos por meio do Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, que urgentemente precisam ser colocados em prática. Só assim sairemos desse cenário cruel e injusto. 

A terceira idade de hoje trabalhou muito e diariamente para a construção do Brasil e Bahia que vivemos atualmente. Torço para que esse artigo tenha provocado uma reflexão muito positiva no sentido de conscientizar e coibir a violência contra essa parcela da população. 

Nós podemos fazer a nossa parte. O silêncio já é uma forma de agressão. Denunciem! Não tenha medo do agressor. A sua identidade será preservada e a ligação é gratuita. Juntos podemos alterar essa realidade. Prometem pensar a respeito? Um forte abraço! 


Vejam onde denunciar a violência contra o idoso:

- Disque 100;
- Ministério Público (MP);
- Conselhos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa;
- Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso no município.

 

*Márcio Marinho é vice-presidente estadual do Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.

----------------------------------------------------------------------------------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!