Mês de junho registra aumento na busca pela testagem contra a Covid-19, afirma Bruno Cerqueira

Diretor científico do Laboratório Jaime Cerqueira afirmou que cerca de 200 a 250 pacientes estão sendo atendidos por dia no laboratório

Por Bruno Brito
26/06/2022 às 16h12
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio ao recente aumento de casos da Covid-19, o diretor científico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, revelou que o laboratório tem registrado um aumento na busca pela realização de testes RT-PCR. Segundo ele, dependendo do dia, a taxa de positivados é de 20% a 30%.

Segundo o farmacêutico bioquímico, o número de pacientes testados por dia tem girado em torno de 250 a 300 pacientes por dia.

"Nós entramos no mês de junho e observamos que o número de pessoas que estão indo ao laboratório fazer a testagem, o RT-PCR, tem aumentado. A primeira semana mostrou que há algo diferente em relação aos meses anteriores, estamos confirmando isso com o aumento diário da demanda de pacientes buscando realizar o teste", explicou.

O especialista apontou ainda, que o último aumento nas testagens havia ocorrido em janeiro, muito em função da variante Ômicron. "Nós tivemos um aumento em janeiro de 2022, e existiu uma diferença quando comparamos com 2021. Em janeiro houve a questão da variante Ômicron, onde tivemos 40% ou 45% de pacientes positivos para cada 100 pacientes testados", lembrou.

No entanto, o farmacêutico explica que há uma diferente entre ambos os cenários. De acordo com ele, na elevação observada no mês de janeiro, houve uma variação entre 800 a mil pacientes por dia, realizando testes nos laboratórios.

"Agora, estamos observando uma crescente do número de testes, e aliado a esse número crescentes de testes, estamos com cerca de 24% a 25% de pacientes positivados, a depender do dia, entre 20% e 30%. Em relação a janeiro, é um cenário diferente", classificou.

O diretor do Laboratório Jaime Cerqueira também afirmou que tem observado uma mudança no perfil das pessoas que tem buscado a realização de exames atualmente. Segundo ele, as pessoas não tem tido mais um acompanhamento para, em seguida, buscarem a realização dos testes.

"É importante ter um acompanhamento clínico e após realizar avaliação, ir ao laboratório. Hoje, temos muitas pessoas que tem um contato com alguém e já buscam os testes", observou.

 

Confira a íntegra do podcast: