Vixe! ACM Neto quer surpreender no horário eleitoral com plano de governo. Sérgio Guerra vai afinar a comunicação de Jerônimo. E mais, União Brasil no mesmo palanque de Lula

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
15/06/2022 às 08h22
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Favorito, mas com os pés no chão
O ritmo frenético da campanha do ex-prefeito ACM Neto para o governo baiano tem animado seus aliados tanto na capital quanto no interior. O sentimento no grupo é de favoritismo, como mostram as pesquisas eleitorais, mas também de muito pé no chão, como disse o presidente estadual do partido, deputado Paulo Azi. O entendimento é que o ritmo de viagens semanais está dentro do programado pela coordenação da campanha e deverá ser intensificado tão logo a disputa seja iniciada oficialmente, após as convenções, com o início dos comícios, caminhadas de rua, além do horário eleitoral. 

O horário eleitoral e o plano de governo 
A expectativa no núcleo duro da campanha de ACM Neto é que seu plano de governo esteja pronto até o início do horário eleitoral gratuito para ser mostrado no radio e na TV. O entendimento é que, enquanto candidato do União Brasil estiver mostrando seu projeto para a Bahia, os outros candidatos ainda terão que se apresentar para a população do estado, já que os adversários João Roma e Jerônimo Rodrigues ainda não conhecidos do grande público.

ACM Neto

Feito por técnicos experientes 
Uma equipe com vários técnicos está debruçada na construção do plano de governo do candidato do União Brasil. Entre os nomes mais conhecidos estão o ex-governador Paulo Souto, o ex-senador Waldeck Ornelas, o ex-deputado Roberto Muniz, do PP, além de técnicos qualificados das mais diversas áreas de atuação. A expectativa no núcleo duro de campanha é que sejam apresentados muitos projetos consistentes para retirar gargalos e alavancar o desenvolvimento da Bahia. O que se comenta no em torno do próprio ACM Neto é que a população certamente deverá abraçar o que será proposto para o futuro do estado. 

Paulo Souto

Ações coordenadas 
Desde que deixou o comando da Secretaria de Cultura do prefeito Bruno Reis, Fábio Mota tem se dedicado exclusivamente à coordenação-geral da campanha de ACM Neto ao governo. Da sede do partido em Salvador, ele comanda todas as ações, organizando as agendas, cuidando da logística e fazendo a engrenagem da campanha avançar, tanto na capital quanto no interior. 

Fábio Mota

Nome da vice só em julho 
A expectativa é que logo após as festas de São João, no máximo, começo de julho, o pré-candidato ACM Neto volte a se dedicar à escolha do nome que vai ocupar sua vaga de vice. A meta é anunciar essa definição até a convenção do partido. Ontem o próprio candidato afirmou que o escolhido ou escolhida só será conhecido (a) em julho ou início de agosto. "A gente está conversando com os partidos e vamos retomar isso depois do São João. Estou fazendo avaliações qualitativas internas e esse assunto deve começar a voltar à minha atenção prioritária a partir de julho", disse Neto, sem descartar nenhum dos principais aliados. Apesar de as pesquisas indicarem a importância de ter uma mulher na majoritária, esse desenho não é unanimidade no núcleo duro da campanha. 


Desencontro na comunicação 
Um ex-integrante do governo estadual chamou a atenção ontem para o processo de desarrumação que teria atingido a comunicação do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) logo após a sua escolha. Segundo informação de bastidor chegada ao Portal M!, num primeiro momento, o governador Rui Costa não teria chegado a um consenso com o senador Jaques Wagner sobre o nome que ajudaria na construção da imagem e na propaganda do candidato do PT. O que se comenta é que teria faltado sintonia aos caciques do partido, já que não vingou a estratégia de montar um núcleo da agência Leiaute, que seria supervisionada pelo secretário de Comunicação do estado, André Curvello. 

Rui Costa

Afinando a comunicação de Jerônimo
Como alternativa, o comando da campanha petista teria fechado com o publicitário Sérgio Guerra, convocado para tocar o marketing da campanha no estado. O detalhe é que ele estaria ainda montando e afinando a nova equipe, que cuidará dos programas de Jerônimo no radio e na TV, além da presença do postulante na web.

Sérgio Guerra

André era um sonho de consumo 
Pelo que falaram essa semana, como Sidônio Palmeira está à frente da campanha do ex-presidente Lula, o sonho era que a coordenação local ficasse com o secretário André Curvello, que deu régua e compasso ao governo estadual e construiu a bem avaliada imagem do governador nos últimos anos. No entanto, essa estratégia não se viabilizou, pois o senador Jaques Wagner teria batido o pé, afirmando que a manobra não daria certo e que seria importante ter alguém exclusivo para tocar a campanha. Em resposta, Rui teria afirmado que não iria se meter mais no assunto, deixando a cargo do presidente do partido, Éden Valadares, a contratação do novo marqueteiro, como defendeu o senador baiano. 

André Curvello

União Brasil no mesmo palanque de Lula 
O União Brasil, partido do pré-candidato ao governo ACM Neto, estará no mesmo palanque do ex-presidente Lula em Minas Gerais. Esta semana a legenda decidiu apoiar a pré-candidatura de Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas. Em maio, o PSD formalizou uma aliança com o PT: Kalil disputará o governo com o apoio dos petistas, que devem indicar o candidato à vice. 

Luiz Inácio Lula da Silva


PGPs enchem apoiadores de ânimo
A realização do Programa de Governo Participativo (PGP) do candidato Jerônimo Rodrigues, em Itabuna, na última semana, ainda ecoa positivamente na campanha do PT. A força do evento, que reuniu mais de oito mil pessoas, encheu de ânimo os apoiadores. Segundo o ex-deputado e atual secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, a campanha de Jerônimo vem numa crescente, reunindo cada vez mais pessoas, que o identificam como o novo representante do grupo, liderado pelo governador Rui Costa e pelo senador Jaques Wagner. "Eu estava no oeste da Bahia. Passei também pelo extremo-sul e em todo lugar que a gente chega as pessoas falam que a nossa campanha está avançando e a do nosso adversário está murchando. Em Teixeira de Freitas, que é uma área que tem muito agronegócio e uma boa parcela da população é bolsonarista, fizemos um evento muito forte. Em Eunápolis foi a mesma coisa". 

Chapa do PT durante PGP em Itabuna

Bom técnico e bom político 
De acordo com Caetano, na "Bahia inteira percebemos que a pré-campanha de Jerônimo está ganhando musculatura". E isso, estaria sendo motivado por uma série de fatores, como o fato de ele ser um "bom técnico e um bom político. "Tem estrada rodada como secretário e como militante e isso ajuda muito". Além disso, conta com a "força de um governo que é bem avaliado e reúne pelo menos 300 prefeitos em seu arco de aliança. Sem contar que ele tem o apoio também de Rui Costa e do ex-presidente Lula, que é um grande puxador de votos", destacou o titular da Serin, ao enfatizar que a eleição será nacionalizada na Bahia. 

Luiz Caetano

Geraldo e a pluralidade da chapa 
Caetano aproveitou para elogiar a desenvoltura do presidente da Câmara de Salvador e o jeito como ele atua na política. "Geraldo é uma figura e trouxe a sua própria forma de fazer política. O PT hoje é uma chapa heterogênea e Jerônimo junto Geraldo e com Otto deu essa pluralidade na chapa. Ele [Geraldo] faz a festa aonde chega. O que não pode acontecer é calçar o sapato alto. Tem que seguir como está fazendo, mobilizando militâncias políticas através dos PGPs que crescem cada vez mais. Eu penso que temos tudo para ter sucesso na campanha, principalmente no primeiro turno". 

Geraldo Júnior e Jerônimo Rodrigues

Não teve ajuda do governo?
O município de Wagner, na Chapada Diamantina, administrado pelo prefeito Élter Bastos (PSB), terá programação do São João antecipado para os dias 17 e 18 de junho. A novidade é que a gestão parece não ter tido ajuda do governo estadual para montar sua grade de atrações e recebeu críticas pelas bandas escolhidas e por ter diminuído o número de artistas. Num post da administração, internautas intitularam a grade como "piada". "Deve ser os cantores de abertura gente, esperem que ainda pode piorar mais um pouco", completou uma seguidora. Se apresentarão no dia 17 de junho João Almeida, Raylan Sapalácio e Cleide Barbosa. No dia 18, Orlan Pietro, Cheiro de Milho e Rafa Menezes. 

Aumento para professores
O prefeito de Piatã, cidade mais fria da Bahia, Marcos Paulo (PDT), garantiu o aumento de 33,24% do piso nacional do magistério, estabelecido pelo governo federal em fevereiro deste ano. Segundo afirmou, o reajuste salarial consiste nas gratificações garantidas no plano de cargos e salários. Enquanto isso, outras cidades nem tocam no assunto ou sugerem aumento bem abaixo ao proposto pelo governo Bolsonaro.