" Pela primeira vez no Brasil estamos falando de práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas", diz gestor de carreiras

Fábio Rocha destaca importância da ESG nas empresas

Por Osvaldo Lyra e Davi Valadares
09/06/2022 às 16h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cada vez mais utilizada por consultores financeiros, a ESG (sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança, traduzindo para o leitor) vem recebendo atenção mundial por estar associada a negócios sólidos, baixo custo de capital e melhor resiliência contra riscos associados a clima e sustentabilidade.

O diretor-executivo da empresa Damicos Consultoria e Gestão de Carreiras, Fábio Rocha, destacou em conversa com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, a importância da adoção pelas empresas do modelo de gestão ESG, que não foca somente no econômico, mas também no social e ambiental.

"Um tema de primeira grandeza. Esse tema chega ao Brasil de maneira mais estruturada a partir de 1998, mas passa a ser usado com o termo ESG em 2004. A minha empresa foi, inclusive, uma das primeiras empresas associadas. Mas não importa a sigla, o mais importante é o conceito e o entendimento. E o entendimento é que pela primeira vez no Brasil estamos falando de práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas", disse.

Conforme o consultor, que fez uma série de esclarecimentos ao podcast do Portal M!, para o ESG ser efetivo na empresa isso tem que estar totalmente conectado à governança. "A essência da sustentabilidade de qualquer organização é minimizar os impactos negativos das suas atividades fim e maximizar os impactos positivos desta mesma atividade, que são econômicos, sociais e ambientais".

Confira o podcast completo: