Vou dar um quintal a Pedro

Por Chico Ribeiro Neto*
06/06/2022 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Pedro, meu neto de quase quatro anos, estava outro dia em casa brincando. Alinhava, um atrás do outro, os inúmeros carrinhos que tem, e dizia: "Estou brincando de engarrafamento". Querido Pedro, se pudesse, eu iria transplantar pra você o quintal da minha infância, pra você não precisar brincar de engarrafamento. Começaria pelo pé de abacate lá de casa, em Ipiaú, onde a felicidade morava lá em cima.

Depois, ia percorrer todo o imenso mundo de um quintal. Minhocas, formigas, gafanhotos, tampinhas e outro mundo de coisas miúdas que só nos fazia sonhar.

Venha, Pedro, venha ver o pequeno quarto no quintal que virou depósito de coisas velhas e que era de meter medo. Por que era tudo escuro, cheio de aranha e nada arrumado.
Venha conhecer os pequenos pés de amendoim que Tia Nina plantava e que Cleomar, meu irmão e seu tio avô, roubava os carocinhos e recobria toda a vagem do amendoim, cobrindo tudo de terra depois. Dias depois, Tia Nina cavava os amendoins e dizia: "Deve ter alguma doença nesses amendoins".
Venha, Pedro, escutar os berros de um porco sendo abatido, principalmente quando ele escapulia, na casa vizinha à nossa, de muro baixo. Era de sentir medo, ô bicho que gritava.

Pedro, você vai adorar dia de chuva. Meu avô, que também se chamava Chico, fez um tanque de cimento no começo do quintal, com as bicas que jorravam água até encher o tanque.
Venha, Pedro, abrir o grande portão no fundo do quintal, descer a ribanceira e cair no Rio de Contas. Pode deixar Dona Cleonice, sua bisavó, gritar: "Aonde estão aqueles meninos?"

Querido Pedro, vou mandar um quintal pra você. Vai chegar no prédio do Costa Azul numas oito ou dez caçambas, e vai ser o maior engarrafamento no bairro. Quando você olhar da janela, vai repetir a frase: "Vovô Chico é maluco demais".

(Observação: essa crônica foi escrita em junho de 2014. Um beijo, Pedro, meu velho).


------------------------------------------x

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!