ARTIGO: Somos todas o poder da criação!*

Por Vânia Galvão*
12/03/2020 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dia a dia caminhamos nas ruas, hospitais, escolas, parques, estações. Atuamos continuamente com a força da atração de nossos pensamentos e das determinações que carregamos em nosso peito. Resistimos, lutamos, vencemos, choramos, nos impomos e superamos as formas mais arredias de dominação. Somos mulheres, somos o poder da criação.
Temos em nosso íntimo a capacidade de gerar e de mudar vidas. Nas ruas e em nossas casas, impomos a bandeira do sim, dizendo não a todas as formas de opressão. E falamos não somente porque somos empoderadas, mas, principalmente, porque conseguimos modificar o nosso entorno, e transformar nossas feridas e silêncios em força de renovação. Somos todas Fênix, no eterno processo de ressignificação. 
Somos capazes de nos erguer mediante quaisquer intempéries. Abandonos, desafetos, agressões, rupturas, segregações e preconceitos são degraus que subimos em cada ano da história afirmando nossas verdades, vaidades e vontades. Somos vencedoras! Negras brancas, indígenas, asiáticas, pobres, ricas, com deficiências... somos todas capazes de, a cada dia, a cada espaço de convivência humana, edificar altares para nossas causas e construções. 
Não há barreiras que não possamos vencer e não há obstáculos que não possamos superar. Médicas, mecânicas, arquitetas, políticas, mães, domésticas, garis, pesquisadoras, professoras somos... todas múltiplas! Somos várias em uma. Somos todas educadoras e educomunicadoras, pois carregamos em nossas histórias individuais e coletivas as marcas da vitória. Somos mulheres, somos em essência, o próprio poder da criação.  

Março é o mês celebrar o poder da criação. 
Dia internacional da mulher - 8 de março de 2020.

*Vânia Galvão é ex-vereadora de Salvador e Secretária Municipal de Educação de Lauro de Freitas