Vixe! A dificuldade do governo em atuar em Salvador. Os impactos sobre Jerônimo. E mais, o grupo cresce e Neto deixa aliados em apuros

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
01/06/2022 às 08h32
  • Compartilhe
Foto: Haron Ribeiro
Foto: Haron Ribeiro

Crescimento espontâneo
O que tem motivado o núcleo de campanha petista é a percepção do crescimento do candidato Jerônimo Rodrigues, sobretudo através do PGP - Programas de Governo Participativo, em todas as regiões da Bahia. Além da presença de lideranças políticas dos municípios e da militância dos partidos, os petistas e seus aliados têm visto a presença espontânea da população nessas cidades. "Na primeira eleição para governador, Rui Costa só ultrapassou a marca dos 10% em julho. Nem terminamos maio e nosso candidato já está com mais de 18%, o que mostra seu potencial de crescimento, sobretudo, ao ter sua imagem colada na do ex-presidente Lula", como defendeu um ex-vereador, que está sempre próximo da cúpula da campanha. 

Nem tudo são flores no PT 
Agora, nem tudo são flores na seara petista. A articulação política da campanha de Jerônimo diz que é imprescindível o postulante do PT vencer em Salvador ou, no mínimo, terminar a disputa com uma diferença pequena no enfrentamento com o ex-prefeito ACM Neto. O entendimento é que, se o candidato do União Brasil conseguir abrir margem de 300 mil votos na capital baiana, dificilmente Jerônimo conseguirá reverter essa vantagem nas cidades do interior. O detalhe é que os petistas e seus aliados têm encontrado dificuldades para avançar na capital baiana e isso, devido à falta de articulação e à baixa capacidade política do governo Rui Costa em Salvador. 

Jerônimo Rodrigues

A dificuldade do governo atuar em Salvador 
Informações chegadas à coluna Vixe dão conta de que, apesar da chegada do presidente da Câmara, Geraldo Júnior, e das lideranças que atuam em Salvador no grupo petista, a máquina do governo é muito lenta e pesada pra operar com desenvoltura na capital baiana. Do ponto de vista político, a percepção que se tem é que está tudo lindo na campanha. Já do ponto de vista da operação na base, na concretização e atendimento das demandas solicitadas, o governo tem sido um verdadeiro caos. O entendimento é que, se não fosse a força de Lula, o candidato petista perderia de lavada até mesmo por aqui, apesar da boa avaliação do governo Rui. 

Rui Costa

Máquina pesada e desajustada 
E mais: por mais que tentem azeitar a máquina estadual, colocando pra atuar em Salvador, a sensação que se tem é que as coisas não andam, deixando vereadores e lideranças impedidos de fazer campanha e atender às solicitações que chegam das comunidades. O que se vê hoje na base são pedidos e mais pedidos sem os devidos encaminhamentos, inclusive na Conder, o que acaba dificultando o crescimento do candidato petista.

A máquina não anda
"A máquina não anda", como completou outro operador do governo na Região Metropolitana. E quem tem se esforçado para evitar uma debandada e posterior mudança de lado é o vereador licenciado Henrique Carballal, que já foi líder de ACM Neto na Câmara, mas hoje atua como fiel escudeiro de Jerônimo e Geraldo Júnior na capital baiana. No entanto, quem acompanha de perto o dia a dia dele diz que só resta a Carballal segurar as lideranças no gogó, já que, na prática, as ações e demandas não se materializam, comprometendo assim o rendimento do postulante a governador em Salvador. 

Henrique Carballal

Grupo cresceu demais
O volume de adesões e o crescimento do grupo político encabeçado pelo ex-prefeito ACM Neto têm feito muito aliado de primeira hora se preocupar com os acordos fechados previamente. Isso devido ao pré-candidato estar sentindo dificuldade de atender a todos como previsto anteriormente. O grupo da oposição cresceu tanto na Assembleia Legislativa, por exemplo, o que impede Neto de entregar os votos prometidos a alguns aliados. 

ACM Neto

Dificuldade de entregar votos prometidos 
"O projeto maior cessa o menor. Ele tá tendo que fazer tanta costura pra se fortalecer na disputa, que dificilmente conseguirá entregar todos os votos prometidos para a proporcional", como exemplificou um aliado de primeira hora, ao informar que está tendo que rodar mais ainda pra garantir votos suficientes pra sua vitória na eleição para estadual. "Só na Assembleia temos o dobro de deputados que tínhamos", completou. 

Sinuca de bico nacional 
E por falar em ACM Neto, no PT o que se comentava ontem era a sinuca de bico que ele havia se metido, com o lançamento da candidatura ao Planalto do presidente da sigla, Luciano Bivar. "Quero só ver ele insurgir contra o dirigente do próprio partido", disse um deputado da base petista, ao destacar que, caso isso aconteça, o presidente da sigla pode reagir, ameaçando vetar, inclusive, recursos do fundo partidário para uso na campanha na Bahia. Há quem diga ainda que Bivar esteja mantendo diálogo avançado com o presidente Jair Bolsonaro. 

 

Luciano Bivar


Sair da bolha e fazer política

Pelo que se comenta na própria base governista, o candidato Jerônimo Rodrigues vai precisar sair da bolha e fortalecer a estratégia política nas cidades por onde passa, pois os seus apoiadores estão reclamando que ele precisa fazer mais barulho em suas viagens, com carreatas, caminhadas e mobilizações locais capazes de chamar a atenção dos moradores da área. "Não adianta chegar nos PGPs e não dizer para a população local que ele está ali. Esses eventos funcionam mas como uma bolha. Precisamos romper isso e acessar novos públicos", completou. 

Jerônimo Rodrigues

A APLB e a pressão sobre os prefeitos 
A impressão que se tem próximo ao governo Bruno Reis é que, pior do que o desempenho de Jerônimo Rodrigues na educação, é a pressão exercida pela APLB-Sindicato, que tensiona e não ajuda, criando problemas para os governos, sobretudo, pela intransigência que lidam com os prefeitos das cidades baianas. Cenário pior ainda quando avaliado o trabalho da entidade junto às prefeituras. "Qualquer pessoa que quiser dar saltos efetivos no setor educacional terá que ter pulso firme para enfrentar os sindicalistas na Bahia", como reforçou o deputado ligado à área.  

Bruno Reis


Ícone da decadência
Ícone da decadência da região central de Salvador, o terminal do Aquidabã finalmente começa a ser revitalizado pela prefeitura. O local, que já funcionou como terminal rodoviário na cidade e que faz ligação entre os bairros de Nazaré, Sete Portas, Comércio e Barroquinha, começou a ser beneficiado pelas obras, que já foram iniciadas. 

Terminal Aquidabã

Revitalização do Centro
A expectativa é que a intervenção se some a outras ações de revitalização do Centro Histórico, como requalificação da Avenida Cônego Pereira, a reconstrução do Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, a revitalização do Camelódromo da Baixa de Sapateiros, além do Terminal da Barroquinha, contribuindo para mudar a paisagem dessa área degradada da cidade. A iniciativa terá investimento de R$4 milhões e prazo de dez meses para conclusão. Ponto positivo para a gestão Bruno Reis ao olhar por essa área degradada da cidade. 

Vela para todos os santos 
A prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva, do Republicanos, parece que não está sendo bem compreendida na própria cidade que administra. Após declarar nas últimas semanas apoio ao pré-candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues, começaram a surgir relatos de que a prefeita, do mesmo partido do ex-ministro João Roma, marchava com o aliado do partido. "No aniversário de Roma ela foi. Na campanha passada ACM Neto pediu voto para ela, e agora declara apoio a Jerônimo. Vai enganar quem?", questionou um morador do município, que entende bem dos bastidores da política local. 

Braulina Lima Silva

Se a moda pega.
O morador de Aracatu lembrou ainda que a prefeita fazia parte da base de Roma, que teria ajudado no financiamento da então aliada durante três eleições. Na cidade, inclusive, se diz que a pré-candidata a deputada federal dela é a esposa do ex-ministro, Roberta Roma. Nas últimas eleições, a cidade de Aracatu foi proporcionalmente uma das que mais deu voto ao ex-ministro da Cidadania. No entanto, recentemente ela compareceu ao Programa de Governo Participativo em Guanambi, tirou fotos com Jerônimo e até colou um adesivo do PT em sua roupa. Braulina não é a primeira prefeita filiada ao Republicanos a anunciar seu apoio ao pré-candidato petista. A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, também do partido, anunciou apoio a Jerônimo.