O lado bom das consequências

Por *Abel Sena Filho
27/05/2022 às 08h00
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Foto: Divulgação
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Famoso na literatura pelas conclusões óbvias anotadas no "O Primo Brasílio", Conselheiro Acácio gostava de dizer que "o problema das consequências é que elas sempre vêm depois". O que não é exatamente algo ruim, mas o ciclo natural, como plantar e colher. Aqui na Avon, por exemplo, quando olhamos para a trajetória de mulheres que escolheram trabalhar conosco, revendendo nossos produtos, e constatamos que esse empreendedorismo contribui para a autossuficiência e a segurança financeira delas, temos entusiasmo e insumos de sobra para comemorarmos o Dia da Representante da Beleza Avon, celebrado pelo segundo ano em 30 de maio.

A data comemora o aniversário de Mrs. Albee, a primeira Representante da Beleza Avon em 1886, que aos 50 anos de idade topou o desafio de desenvolver o que conhecemos até hoje como Venda Por Relacionamento ou Venda Direta. Uma oportunidade que somente a Avon pode proporcionar às mulheres, 30 anos antes de terem direito ao voto nos EUA.

Para se ter uma ideia, no Brasil de hoje, 45% das Representantes já não dependem financeiramente de outras pessoas tanto quanto de trabalharem com a marca Avon. Essas são apenas algumas das consequências apontadas pela pesquisa global Ganhos Mensuráveis, realizada pela Avon em parceria com a Ipsos, especializada em levantamentos e inteligência de mercado. 1.457 integrantes da nossa rede no Brasil foram ouvidas para entender os impactos sociais e econômicos do modelo de negócio baseado no empreendedorismo e empoderamento femininos.

Para além de uma força de expressão, na Avon, a Representante da Beleza é, de fato, o eixo central de nossas estratégias de negócios estruturadas a partir do empoderamento feminino. É por essa espiral da democratização do acesso a oportunidades de renda para a evolução profissional e pessoal dessas mulheres que a marca percorre e se inspira a cada novo passo.

E estamos nos movendo para cada vez mais gerar impactos positivos na vida das brasileiras em sintonia às transformações digitais no segmento e ao seu processo de modernização, dando novos sentidos a rede de relacionamentos. Para isso, criamos e desenvolvemos ferramentas digitais como o Avon Conecta, loja online personalizada da Representante, a Revista Digital da Avon e o Avon Desenvolve, que oferece mais de 600 treinamentos virtuais com foco em empreendedorismo, técnicas de vendas, marketing digital e produtos.

Assegurando essa ambiência para mais de 1 milhão de pessoas, que hoje representam os valores, produtos e a história da marca no Brasil, irrigamos o empreendedorismo feminino para a construção de um mundo mais bonito, justo e inclusivo. Na Avon, sabemos bem das consequências de impulsionar mulheres e grupos minorizados a alcançarem sua liberdade e poder de escolhas, com autonomia financeira e autoconfiança para transformarem suas vidas. Um mundo melhor.


 **Abel Sena Filho é diretor Executivo de Vendas da Avon

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