Vixe! Marcelo Nilo pressiona aliados. A liga de Jerônimo e Geraldo. E a força popular e política de ACM Neto 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
25/05/2022 às 14h41
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Nilo e a pressão nos aliados 

Pelo que se comentava essa semana no "esquenta" do Programa de Governo Participativo (PGP), na Senzala do Barro Preto, em Salvador, o deputado federal Marcelo Nilo, hoje no Republicanos, continua criando confusão junto a atuais e antigos aliados do PSB, que estão participando dos eventos com o candidato Jerônimo Rodrigues, do PT. A conversa era que o ex-presidente da Assembleia Legislativa permanece "apertando o juízo" dos seus apoiadores, cobrando fidelidade e exigindo que marchem com o candidato ACM Neto, virando as costas para os eventos do PT na capital e no interior.

Prestes a ser preterido 

Nilo estaria prestes a ser preterido da condição de candidato a vice na chapa de ACM Neto, ameaçando, inclusive, deixar a política caso isso ocorra. Ele passou a ver nos últimos meses suas bases eleitorais serem invadidas, passando até mesmo a cobrar fidelidade nos acordos com aqueles que ele já ajudou a eleger num passado recente. Pelo que se comenta, o parlamentar teria dificuldade de se reeleger deputado, justamente por ter perdido sua base eleitoral no interior. 

Mulher na vice 

Por mais que evite falar abertamente sobre o assunto, o ex-prefeito ACM Neto teria recebido a informação de que as pesquisas feitas até agora, sobretudo as qualitativas, indicam a importância de ter uma mulher na chapa, na condição de vice. Quando questionado sobre o assunto, Neto diz que não tem pressa pra tomar essa decisão, que vai continuar conversando com os partidos aliados e que até a convenção partidária baterá o martelo sobre o nome que vai lhe acompanhar na majoritária, ao lado do progressista Cacá Leão, que disputará o Senado no lugar do pai, o vice-governador João Leão.

ACM Neto

Possibilidades republicanas 

No rol de apostas existem vários nomes, mas, pelo que se comenta, a bola está com o Republicanos, que tem três nomes para indicar: a vereadora de Salvador, Ireuda Silva, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara; a ex-vereadora Rogéria Santos e a vereadora de Serrinha, Edylene Ferreira, presidente licenciada da União dos Vereadores da Bahia (UVB).

Ireuda Silva e ACM Neto

Andrea em novos desafios 

Principal nome do PDT para ocupar a vice de ACM Neto, a ex-vereadora Andrea Mendonça passou a não figurar mais na lista de possibilidades, após ter assumido o cargo de secretária de Cultura da gestão Bruno Reis, em Salvador. O partido tem outros quadros femininos, mas Andrea era o mais forte para ocupar o posto. 

Andrea Mendonça 

Lúcio não perde a piada 

O ex-deputado Lúcio Vieira Lima (MDB) publicou essa semana uma foto de um evento realizado em Santo Antônio de Jesus, onde o deputado estadual Alan Sanches, do União Brasil, aparecia ao lado do deputado federal Antônio Brito (PSD) e de diversas pessoas que usavam camisas vermelhas, dando a impressão de que seria um evento de campanha do PT. "Dep Alan Sanches liderando o PGP em Santo Antônio! Kkkkkkkkk", publicou Lúcio, no grupo Celebridades Política, capitaneado pelo jornalista Ramon Margiolle. 

Lúcio Vieira Lima

Instituto de Diabetes 

Em resposta, Alan Sanches disse que Lúcio era "um brincalhão". E explicou: "Essa semana recebi o apoio do vereador estourado Cristiano Sena, que é o grande responsável pelo IDSAJ, instituto de Diabetes de Santo Antônio de Jesus, e a cor do Instituto é vermelha". E completou: "Lúcio me conhece demais", disse Alan, ao destacar que estão conquistando grandes apoios na cidade para sua candidatura e de ACM Neto para o governo do estado. 

Alan Sanches e Antônio Brito

A força popular e política de Neto 
O pré-candidato ACM Neto, do União Brasil, já conta com o apoio de quase metade dos prefeitos da Bahia, dentre eles os gestores das maiores e mais importantes cidades do estado. Um postulante da oposição chegar, a essa altura do campeonato, com mais de 200 apoios declarados, demonstra, na visão de seus aliados, que há uma aposta muito clara dos prefeitos e da própria população de que Neto pode sair vitorioso das urnas. Historicamente, um candidato de oposição tende a contar apenas com apoio popular, como aconteceu com Jaques Wagner e Waldir Pires, mas não com a força política que hoje existe no entorno do ex-prefeito de Salvador. 

Com desejo de mudança 

"ACM Neto é um candidato competitivo e incorpora o desejo de mudança que a Bahia quer e precisa", disse o presidente estadual do partido, deputado Paulo Azi, ao ironizar o discurso "frágil do candidato do PT, que parece não ter o que mostrar. Ele é só o candidato de Lula, pois como gestor já mostrou que é péssimo". 

Paulo Azi

Chapa deu liga 

É unanimidade entre os apoiadores do PT na Bahia que a chapa Jerônimo e Geraldo deu liga e serviu para mobilizar a militância dos partidos aliados nessa fase da pré-campanha. Após a desistência de Wagner e Rui, a nova composição serviu de alento para os petistas, "por representar o novo e a oxigenação do grupo". Pelo que se comenta no governo, a campanha está crescendo, sobretudo através dos PGPs. Já há, inclusive, uma expectativa positiva de vitória sendo criada a partir desse movimento. 

Geraldo Jr e Jerônimo Rodrigues

Defesa afinada 

Deputados do PT e partidos aliados estão afinados na defesa do pré-candidato Jerônimo Rodrigues, quando são questionados sobre os baixos índices da educação na Bahia. Dois parlamentares ouvidos pela coluna disseram que o problema do petista foi o longo período da pandemia, que acabou mostrando as fragilidades do governo de não conseguir levar a educação para os quatro cantos do estado. 

Jerônimo Rodrigues

Potencial de crescimento de Roma 

Aliados do governador Rui Costa avaliaram nos últimos dias que o pré-candidato João Roma tem tudo para crescer e colar realmente na imagem do ex-chefe Jair Bolsonaro. O entendimento entre petistas e integrantes de partidos da base é que, se Bolsonaro entrar de cabeça na campanha da Bahia, ele poderá surpreender, devido à polarização nacional com Lula. 

Jair Bolsonaro e João Roma

De fora do baba 

Alguns aliados do PT têm dito, de forma irônica, que ACM Neto pode ficar de fora de um eventual segundo turno, devido ao tensionamento e à polarização da disputa nacional. Os "bolsonaristas raízes" chegam a sugerir um segundo turno entre Roma e Jerônimo. "Se fizer esse link com o Palácio do Planalto, Roma deverá crescer ao longo da campanha", como disse um deputado veterano, ligado ao Partido dos Trabalhadores.

A força de Bolsonaro 

Algumas pessoas ligadas ao PL baiano falam que as pesquisas eleitorais ainda não captaram o crescimento do presidente Bolsonaro na Bahia.  Nas últimas amostragens em Salvador, por exemplo, ele foi aprovado por 32,1% dos eleitores soteropolitanos e reprovado por 64,3%. Não souberam ou não opinaram 3,7%. Em outros estados, o presidente tem crescido e ultrapassado até mesmo o ex-presidente Lula, que mantinha a liderança. 

Jair Bolsonaro

Fortalecimento da direita 

Alguns aliados do governador Rui Costa dizem que esse crescimento de Bolsonaro reproduz um modelo internacional, em curso em todo o mundo, de fortalecimento da direita e valorização dos grandes grupos empresariais. "Virou moda os ricos se dizerem de direita e conservadores em várias partes do mundo, o que acaba refletindo e sendo reproduzido aqui no Brasil