Morre aos 79 anos, Vangelis, compositor da trilha sonora de "Carruagens de Fogo"

 Ele é autor de uma das trilhas sonoras mais conhecidas dos anos 80

Por Redação
19/05/2022 às 16h55
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / G1 / Reuters
Foto: Reprodução / G1 / Reuters

Vangelis, o compositor grego cuja empolgante música com tema eletrônico para o filme vencedor do Oscar de 1981, "Carruagens de Fogo", morreu aos 79 anos, segundo publicação da agência de notícias Athens News, nesta quinta-feira (19). Tema do longa foi uma das trilhas sonoras mais conhecidas dos anos 1980.  

Segundo a postagem, um anúncio do escritório dos advogados de Vangelis informou que o artista morreu no fim da última terça-feira (17). Contudo, a notificação não citou a causa da morte. Apesar de ter tido sucesso na cena de rock progressivo europeia no começo dos anos 1970, o compositor ficou desconfortável com as expectativas de um artista comercial e praticamente se abrigou em um estúdio de gravação que criou para si em Londres.

Foi em confinamento que ele escreveu a trilha sonora de "Carruagens de Fogo", a história do triunfo de um grupo de corredores britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924. 

Vangelis disse uma certa vez que a trilha sonora, que lhe rendeu o Oscar e liderou as paradas por semanas, foi em parte uma homenagem ao seu pai, que havia sido um entusiasmado corredor amador. Mas ele minimizava a popularidade que ela recebeu. "É só mais uma música", disse, em uma entrevista. 

*Com informações do G1.

Ouça a canção: