Banco de Leite Humano do HEC completa dois anos, em meio a estoque baixo

Unidade foi inaugurada durante a pandemia e só tem leite disponível para mais 13 dias

Por Redação
19/05/2022 às 10h45
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (19), data em que se celebra o dia mundial da doação do leite materno, o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança (HEC) completa dois anos. A instituição, que só tem leite disponível para mais 13 dias, necessita de doações para atender às demandas. 

O Banco de Leite do HEC foi inaugurado durante a pandemia. De acordo com a unidade, nesses dois anos, mais de 1.500 litros de leite já foram doados. O local conta ainda com mais de 2.600 doadoras cadastradas que beneficiaram 1.300 bebês. 

Fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças entre 0 a 6 meses de vida, o leite materno é um alimento completo, além de auxiliar na prevenção de muitas doenças. "É importante reforçar a sensibilização em torno das doações de leite materno, para que os bancos de leite possam conseguir aumentar o volume de leite materno coletado, e consequentemente, aumentar o volume distribuído para os recém-nascidos prematuros de baixo peso internados nas UTI´s neonatais", ressaltou a coordenadora do BLH, Wanessa Ribeiro.

O Banco de Leite do HEC está localizado no térreo, ao lado da recepção geral do hospital. A iniciativa é voltada a mulheres que estejam precisando de apoio em relação à amamentação, que estejam com alguma dificuldade para amamentar ou até que tenham uma produção excessiva de leite e queiram fazer a doação. 

As mulheres que tenham interesse em atendimento e/ou contribuir com o BLH do HEC podem se dirigir à unidade, das 7h às 19h, todos os dias da semana (incluindo os sábados e domingos), ou entrar em contato pelo (75) 3602-0630 ou (75) 9 9164-0217 para receber orientações de como deve ser feita a doação. O leite materno deve ser colocado apenas em recipientes de vidro com tampa plástica. 

O BLH é abastecido com o serviço da Rota (coleta domiciliar), realizado também conforme o protocolo de combate à Covid-19. Em média, por dia, são atendidas 24 doadoras e realizadas oito coletas domiciliares que são encaminhadas para o HEC - uma unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira).