Finlândia e Suécia formalizam pedidos de adesão à Otan

Processo de aprovação enfrenta a resistência de um membro chave da aliança: a Turquia

Por Redação
18/05/2022 às 10h32
  • Compartilhe
Foto: AFP
Foto: AFP

Finlândia e Suécia formalizaram nesta quarta-feira, 17, os pedidos de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os dois países entregaram a carta oficial ao secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, em Bruxelas. No entanto, tal processo de aprovação enfrenta a resistência de um membro chave da aliança: a Turquia.

"O pedido que vocês apresentam é um passo histórico", disse Stoltenberg ao receber a demanda formal de adesão.

"Os aliados agora vão considerar os próximos passos em seu caminho para a Otan. Os interesses de segurança de todos os aliados devem ser levados em consideração e estamos determinados a trabalhar em todos os problemas e chegar a conclusões rápidas", acrescentou Stoltenberg.

O pedido de adesão dos dois países acontece em meio a guerra na Ucrânia e, apesar de Stoltenberg ter declarado que espera uma resposta rápida, o processo pode enfrentar mais obstáculos do que o esperado. Um deles é a Turquia, que já deixou claro ser contra a entrada dos dois países, em especial a Suécia, já que Estocolmo impõe sanções contra o governo de Ancara.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que Finlândia e Suécia não precisam nem enviar delegações para negociar a adesão. "Dizem que virão à Turquia. Virão para nos persuadir? Que nos desculpem, mas que nem se incomodem", disse.

Já a Rússia expulsou dois diplomatas finlandeses e anunciou sua saída do Conselho do Báltico, que tem sede em Estocolmo. O governo justificou o ato ao dizer que os países ocidentais "monopolizam" o grupo para seus objetivos conjunturais, "em detrimento da Rússia".  

*Com informações da AFP