Vixe! A guerra das pesquisas. A candidatura de Roma ajuda ou atrapalha ACM Neto? As preocupações do PT. E por que Ciro não decola?

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
18/05/2022 às 08h34
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

As preocupações do PT 

Ex-aliados do PT, progressistas disseram ontem à coluna Vixe que, por mais que digam que não, a cúpula do Partido dos Trabalhadores começa a se preocupar com a dificuldade de o candidato Jerônimo Rodrigues decolar nessa fase inicial da campanha. Os oposicionistas afirmam que, além da fadiga de material do Partido dos Trabalhadores, que governa a Bahia há quase 16 anos, tem a onda de violência que assola o estado, com mortes de policiais e a onda de arrastões e roubos em restaurantes da capital baiana. "Coloque nessa conta ainda os índices de desemprego, que alcançaram o primeiro lugar no país, e os baixos indicadores da educação". 

Números e resultados 

Um deputado da base oposicionista disse que não adianta falar de números e investimentos feitos pelo Estado, já que os resultados são negativos, o que depõe contra a candidatura do PT. "Não pode falar só de números, como os R$3,5 bilhões na educação, ou ainda os recursos para a segurança, se a população não percebe esses benefícios e melhorias", disse um ex-aliado do petista, que pediu para não ser identificado.

Investimentos e qualidade de vida  

Na mesma roda de conversa chegou outro deputado oposicionista, que aproveitou para alfinetar: "Se tem tanto investimento assim e isso não melhora a qualidade de vida das pessoas, então esses investimentos estão sendo mal executados". E vociferou: "Então, tem que mudar de governo e de grupo político, já que tem tanto dinheiro e os serviços públicos não funcionam". 

A guerra das pesquisas 

Diferente do que pregam os adversários, aliados do PT no estado disseram ontem que as pesquisas encomendadas pelo governo mostram um potencial enorme de crescimento de Jerônimo na disputa e a elevada aceitação do governo Rui Costa. Os mais otimistas chegam a pontuar que, com o apoio de Lula, Jerônimo pode vencer já na primeira fase do pleito ou levar a eleição para o segundo turno. Além disso, os petistas apostam que chegarão com uma diferença de votos pequena em Salvador, principal base de ACM Neto.

Jerônimo Rodrigues

É difícil lutar contra a máquina 

"É muito difícil lutar contra a máquina", como resumiu um petista ao comemorar o fato de o governador Rui Costa estar finalizando o seu mandato bem avaliado e com uma série de obras sendo autorizadas. "Tem evento que é uma verdadeira farra na assinatura de convênios. Qual o prefeito que vai dizer que não quer obras, esses recursos? No entanto, o otimismo esbarra numa possibilidade incômoda. Será mesmo que os gestores que estão anunciando apoio ao PT manterão essa aliança depois de julho, quando acaba o prazo para liberação de recursos, ou mudarão de lado para marchar com Neto, como prevê o vice-governador João Leão e o seu partido? A conferir.

Rui Costa

Bolsonaristas se mostram e petistas se escondem? 

Muitas pessoas têm se surpreendido com o crescimento do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto nessa fase de pré-campanha, inclusive, na Bahia. Até pouco tempo você não via conservadores ou bolsonaristas defendendo tanto o presidente da República como tem acontecido agora. Enquanto os aliados de Bolsonaro começaram a sair do armário e passaram a defender o legado do seu governo, apoiadores do ex-presidente Lula, sobretudo da classe média, têm se escondido e tido dificuldade de defender o presidenciável petista. Isso, lógico, fora das bolhas e nichos sociais historicamente ligados à esquerda. 

Jair Bolsonaro

Lula longe do povo 

Um integrante do PL baiano lembrou que o ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral do candidato Jerônimo Rodrigues na Bahia, não tem participado de eventos abertos, com grande público. "Perceba que Lula só participa de eventos fechados, com público controlado, não tem dado entrevistas presenciais e, provavelmente, não vai participar de nenhum debate eleitoral na campanha, já que ele terá dificuldade de justificar tantos erros e equívocos praticados pelos governos do PT".

Lula

Estagnação de Ciro é culpa da polarização

Muitas são as versões para a estagnação do pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, nas pesquisas eleitorais. Uma delas diz respeito ao perfil intempestivo e arredio do postulante pedetista. Outra justificativa, dada por um veterano do partido na Bahia, se dá devido à polarização entre o atual presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula, "que contamina a disputa". O integrante do partido, fundado por Leonel Brizola, diz ainda que há má vontade de setores da imprensa de tratar Ciro de forma equilibrada, retratando os fatos, sem deturpar suas falas. 

Ciro Gomes

Cenário na Bahia indefinido 

Quando você para pra conversar com um apoiador do PT, o discurso é sempre o mesmo: que o candidato Jerônimo Rodrigues vai conseguir deslanchar ao longo da campanha e que a força do ex-presidente Lula vai embalar a candidatura petista na Bahia. Já quando você fala com um apoiador de ACM Neto, o otimismo impera, com o discurso final de que o ex-prefeito é favorito, mas que eleição ganha é eleição com urna aberta. Os netistas dizem que uma junção de fatores reforça o favoritismo do aliado, ao se colocar na conta o cansaço do PT no estado e o elevado índice de rejeição do postulante petista, conforme foi mostrado ontem na pesquisa divulgada pela Record/TV Itapoan. 

Candidatura de Roma ajuda ou atrapalha Neto? 

Não há consenso entre os aliados do União Brasil sobre o real impacto da candidatura do deputado e ex-ministro João Roma (PL) na candidatura de ACM Neto. Uns dizem que o ex-ministro atrapalha, pois tira votos do ex-prefeito, mas, ao mesmo tempo, ajuda. Explico. O entendimento é que Roma tira votos de Neto, sim, por dialogar com a mesma base de centro-direita, mas também o protege dos impactos negativos que uma vinculação com o presidente Jair Bolsonaro poderia trazer nessa fase da campanha. As pesquisas mostram que uma aliança com o atual presidente fragilizaria Neto logo na largada, devido à elevada rejeição do mandatário no estado. 

João Roma

Estratégia de adversários beneficia Neto

O ex-ministro João Roma tem afirmado que, por debaixo do pano, o ex-prefeito ACM Neto é aliado do ex-presidente Lula na Bahia. Do outro lado, o petista Jerônimo Rodrigues e seus apoiadores dizem que Neto é aliado de Bolsonaro no estado. De camarote, ele vê os adversários fortalecendo sua estratégia, de independência e de que não precisa de alinhamento a nenhum presidenciável, já que é colocado como simpático a ambos nacionalmente.  

ACM Neto

Ex-prefeito recebe votos de adversários 

Para justificar ainda mais esse argumento, um deputado oposicionista disse ter visto uma pesquisa realizada recentemente em Simões Filho, onde Lula aparece com 72% e Neto com 69%. Ou seja, o candidato do União Brasil recebe votos de petistas e bolsonaristas. Quando é colocada a pergunta com os apoiadores, Neto cai para 56%, da mesma forma que Jerônimo cresce ao ser relacionado a Lula. 

Os gargalos na educação básica 

A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Salvador, vereadora Cris Correia, do PSDB, aproveitou a entrevista que o superintendente estadual de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, deu na rádio Nova Brasil FM ontem para criticar os baixos índices do setor na Bahia. Segundo a vereadora, o próprio integrante do governo Rui Costa admitiu que combater "a evasão escolar e a repetência eram os maiores desafios da educação básica" do estado.

Cris Correia

Efeitos da pandemia 

De acordo com o superintendente, a pandemia dificultou mais ainda a situação dos alunos da rede pública, já que "muita gente desistiu da escola, porque não conseguiu se adaptar ao ensino remoto ou porque foi trabalhar, e a crise econômica do país potencializou isso". Para Cris Correia, a fala do superintendente atesta a baixa capacidade gerencial do ex-titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT ao governo baiano.