Caixa-preta indica participação de piloto em queda de avião chinês no mar

Informações obtidas do equipamento recuperado sugerem que um dos comandantes do voo inseriu dados que fizeram a aeronave mergulhar 'de bico'

Por Redação
17/05/2022 às 21h40
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / Twitter
Foto: Reprodução / Twitter

Os dados obtidos na caixa preta do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines, que caiu em março, com 132 pessoas a bordo na China, indicam que houve um comando intencional de dentro da cabine que ocasionou a queda do avião, segundo o The Wall Street Journal. A aeronave viajava em alta altitude quando despencou em uma posição quase vertical, colidindo-se contra uma montanha.

As informações obtidas do equipamento recuperado sugerem que um dos pilotos inseriu dados que fizeram o avião mergulhar. O voo tinha partido de Kunming à 1h11 (horário de Brasília) e estava previsto para aterrissar em Guangzhou às 4h05. Os dados do voo, monitorado ao vivo pelo site Flightradar24, mostram que a aeronave cortou o ar a 966 quilômetros por hora - número próximo à velocidade do som.

O relatório preliminar da investigação chinesa sobre a queda, divulgado em abril, aponta que os pilotos deixaram de responder aos controladores de voo logo após a primeira perda de altitude. O documento também não apontou falhas no Boeing 737-800. Após a divulgação dos dados da caixa preta, o rumo da investigação deve mudar.

 

Veja o vídeo da queda: