EUA realizam 1ª audiência sobre OVNIs após mais de 50 anos

A primeira audiência do tipo aconteceu em 1966

Por Redação
17/05/2022 às 09h47
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um grupo do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA se reúne, na manhã desta terça-feira, 17, em audiência pública para debater a aparição de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). As duas últimas sessões sobre o tema foram na década de 1960.

A nova audiência vai examinar um relatório do escritório do diretor de inteligência nacional de junho de 2021, que reuniu relatos de 2004 a 2021 de objetos voadores misteriosos, e 144 incidentes.

Serão ouvidos oficiais de Defesa sobre relatos dos "fenômenos" aéreos e os riscos para a segurança nacional norte-americana. Estarão presentes na audiência o subsecretário de Defesa para Inteligência e Segurança, Ronald Moultrie e o vice-diretor da Inteligência Naval, Scott Bray.

A primeira audiência do tipo aconteceu em 1966, convocada pelo então líder da minoria republicana na Câmara, Gerald Ford, após mais de 40 relatos de avistamentos de OVNIs. Ao Comitê, a Força Aérea dos Estados Unidos disse se tratar de "gás de pântano", o que foi considerado por Ford como "irrelevante" para explicar a questão. 

Dois anos depois, o Congresso fez novas investigações sobre a origem de fenômenos inexplicados no auge da corrida espacial, após pedidos de cientistas, mas em 1969, o caso foi encerrado, com a conclusão de que nenhum OVNI ameaçou a segurança nacional e os objetos avistados não mostravam tecnologia além do conhecido à época. Ou seja, não havia evidência de que os objetos eram extraterrestres.