McDonald's anuncia saída definitiva da Rússia após 32 anos

Em comunicado, empresa afirmou que sua presença no país não é "mais consistente" com os valores que defende

Por Redação
16/05/2022 às 21h45
  • Compartilhe
Foto:  Reprodução/Metrópoles
Foto: Reprodução/Metrópoles

Uma das gigantes do fast food, a rede americana McDonald's, anunciou que vai encerrar suas operações em definitivo na Rússia e vender seus negócios no país. O anúncio, feito nesta segunda-feira (16), marca o fim da presença de três décadas da rede em solo russo e é mais um sinal do isolamento econômico em meio à guerra promovida na Ucrânia.

A empresa afirmou, em comunicado, que sua presença na Rússia não é "mais consistente com os valores" da rede americana. O Mac ainda acrescentou que pretende vender "todo o seu portfólio de restaurantes McDonald 's na Rússia para um comprador local" e que, após a venda, os restaurantes não poderão mais usar o nome, logotipo, marca ou cardápio do McDonald' s.

"Depois de mais de 30 anos de operações no país, a McDonald 's Corporation anunciou que sairá do mercado russo e iniciou um processo para vender seus negócios. A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o consequente ambiente operacional imprevisível levaram o McDonald 's  a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald' s ", diz o comunicado.

O McDonald's tinha fechado temporariamente suas 850 lojas na Rússia em março, no início da guerra de agressão do regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Não foi a primeira vez que a rede tomou uma decisão do gênero. Em 2014, a empresa fechou todas as suas lojas na região ucraniana da Crimeia, após a península ser anexada ilegalmente pela Rússia.

Uma rede russa chamada RusBurger acabou assumindo os antigos pontos da rede americana na Crimeia. Com o lema "sabor da Rússia", a rede russa passou a oferecer produtos como o "X-Burguer do Czar" e o "Czar de Frango" em vez dos tradicionais Big Macs e McChickens.

O McDonald's iniciou suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época como um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.

 

* Com informações do Metrópoles