Semifinal e final do beach soccer acontece neste domingo na praia de Ipitanga

Evento faz parte do projeto Verão Costa a Costa, que já percorreu sete municípios da costa baiana, que finaliza neste fim de semana em Lauro de Freitas

Por Redação
14/05/2022 às 18h06
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A semifinal e final do beach soccer que acontece no domingo (15), na praia de Ipitanga, Região Metropolitana de Salvador, será disputada entre os times VL, São Raimundo, Favelinha e Trem. O evento faz parte do projeto Verão Costa a Costa, que já percorreu sete municípios da costa baiana, que finaliza neste fim de semana em Lauro de Freitas. O acesso é gratuito, mas é necessária a apresentação do cartão de vacinação e cadastramento feito no local. 

Neste sábado (14), o dia foi marcado pelas competições esportivas que reuniram mais de 200 atletas em diversas modalidades, na praia de Ipitanga. Além disso, a população contou com uma arena de esportes radicais e a diversidade da feira de economia solidária com produtos artesanais e gastronômicos.

O surf contou com 48 atletas, o bodyboarder com 16 e o futvôlei com 20 duplas masculinas entre as categorias iniciante e open pro, além de quatro duplas femininas. Yuana Vitória, moradora de Itapuã, em Salvador, contou que veio pra Lauro de Freitas para não perder a oportunidade de participar de uma competição. "É o primeiro campeonato que decidimos participar. Essa é uma oportunidade para as atletas femininas que têm pouco espaço. Não podíamos ficar de fora", disse.  

O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, explicou que o Verão Costa a Costa foi uma iniciativa que teve que ser interrompida por conta da pandemia da Covid-19, que pôde ser retomada e o resultado tem sido gratificante. "Esse é o maior investimento da Bahia no esporte. Fizemos o esforço de oferecer uma atividade concentrada pra incentivar e intensificar a prática esportiva", felicitou. 

A prefeita Moema Gramacho (PT), que visitou cada parte do projeto, falou da importância do esporte na vida das pessoas e do quanto é necessário potencializá-lo. "Esse evento é uma oportunidade para mostrar à nossa população que a cidade tem capacidade de receber mais de dez modalidades esportivas e mostrar ao turista que Lauro é uma opção de lugar para lazer", falou.

Moema falou ainda sobre a importância da feira solidária que incentiva os vendedores locais, movimenta a economia. Ela também agradeceu mais uma vez a parceria com o Governo do Estado, que possibilitou trazer essa atividade para o município. Além da Prefeitura de Lauro de Freitas, o projeto conta com apoio das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera); do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e com a parceria com a Litoral Esporte, através do programa FazAtleta - Governo do Estado da Bahia.

O evento é patrocinado pela  Neoenergia Coelba, que além do incentivo à prática do esporte, promove, durante o evento uma ação educativa de como utilizar a energia de forma consciente. O Verão Costa a Costa é promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Divulgação