Maria Marighella defende planos estaduais de redução de homicídios e de desarmamento 

Para a vereadora, investir em segurança pública é promover a cidadania com proteção para todos

Por Redação
14/05/2022 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vereadora de Salvador pelo PT, Maria Marighella, defendeu nessa sexta-feira (13) um plano de redução de homicídios e política de desarmamento frente à crescente violência em Salvador.  A mandatária protocolou, na Câmara Municipal de Salvador, a partir de estudos da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, dois Projetos de Indicação voltados para uma política de segurança pública cidadã.

Os projetos são: o PIN para criação de um Plano Estadual de Redução de Homicídios [PIN-15/2022] e o outro é para elaboração de uma Política Estadual de Controle De Armas [PIN-118/2022]. 

"Os casos (recentes de violência como Gamboa e Águas Claras) são reflexos da sobreposição de desigualdades sociais, racismo e negação de direitos e liberdades. Investir em segurança pública é priorizar o investimento e a plena execução de políticas públicas que promovam cidadania e protejam a sociedade como um todo, inclusive seus agentes de segurança.

A cidade que acreditamos e, portanto, lutamos, é uma cidade antirracista e democrática. A Gamboa e todas as nossas comunidades devem ser dotadas de políticas de permanência, reconhecimento e vida", declarou.        

Na última quinta-feira (12) foi divulgado laudo pericial da Corregedoria da Polícia Militar que comprova, que, pelo menos um dos três jovens negros mortos na comunidade da Gamboa na madrugada de 1º de março, em Salvador, foi executado. O laudo foi divulgado pelo site Alma Preta. 

Já no último final de semana, três policiais militares foram mortos entre as noites de sábado (7) e domingo (8). Além disso, outro policial foi baleado. Somente nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras, nove pessoas morreram no período. Aulas precisaram ser suspensas em, pelo menos, 17 escolas na região.