"Vitória do bem contra a ganância", diz Bolsonaro após decisão de Mendonça de uniformizar o ICMS sobre diesel

Decisão do ministro do STF é em caráter liminar

Por Redação
14/05/2022 às 09h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou, na noite de sexta-feira (13), a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), de derrubar uma determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que definiu as alíquotas de ICMS que cada estado cobra sobre o diesel.

"Essa vitória de hoje, a vitória do bem contra a ganância ajuda todos nós", declarou Bolsonaro durante a Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Campos de Jordão (SP) e na qual foi homenageado.

"Ajuizamos uma ação no STF, e lá tenho dois ministros indicados por mim, e papai do céu nos ajudou. Hoje de manhã a ação caiu com o ministro André Mendonça, e ele deferiu a liminar, de modo que o ICMS do diesel tem que ser uniforme em todo o Brasil, não vai existir mais cada estado ter um percentual", disse o presidente. "Espero que o pleno [do STF] ratifique isso [a decisão de Mendonça]", acrescentou.

Com a medida, o governo espera conter as altas dos preços do diesel. Os aumentos dos preços dos combustíveis sustentam a inflação e atrapalham o plano de reeleição de Bolsonaro.

 

* Com informações da CNN Brasil