Alunos da rede municipal encerram participação em maratona de tecnologia neste sábado

Projetos resultantes das atividades serão apresentados neste sábado (14)

Por Redação
14/05/2022 às 08h20
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/Secom/PMS
Foto: Bruno Concha/Secom/PMS

Os projetos resultantes das atividades desenvolvidas na Maratona Hack@Schools, na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, em Capelinha de São Caetano, serão apresentados neste sábado (14). Para avaliar as atividades, será montada uma banca de jurados que fará a pontuação e decidirá pelas equipes vencedoras, sendo consideradas três equipes como ganhadoras, independente do desafio escolhido.

As turmas vitoriosas vão participar, nos dias 1º e 2 de outubro, do hackathon internacional "Nasa Space Apps Salvador", que, na sua 5ª edição na cidade, reunirá pessoas envolvidas com a inovação e criatividade para apresentar os desafios encontrados propostos pela Nasa. As equipes do Hack@Schools vão concorrer com demais equipes do "Nasa Space Apps Salvador", podendo chegar à etapa mundial. 

Direcionado a estudantes do Fundamental II, o objetivo do evento é fomentar o interesse e aprendizado em temas como Ciências, Inovação e Tecnologia; Meio ambiente e Sustentabilidade; Aeroespacial e Empreendedorismo, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades nos jovens para resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. 

Uma trilha educativa, chamada "Space Terra Talks", composta de 17 conteúdos disponibilizados pelo YouTube ou Facebook, serviram de base para contextualizar os alunos.

A ação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Space Terra, hub de conexão de projetos de impacto, e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), com apoio do Consulado EUA Rio.