Dia da Mães: como evitar os golpes online  

Por Márcio Marinho
04/05/2022 às 17h16
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Foto: Divulgação
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Apesar da alta na inflação e da crise econômica atual pela qual o mundo inteiro atravessa, o Dia das Mães não perde seu merecido brilho e continua sendo a data comemorativa que mais movimenta o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Um recente levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC (Serviço de Proteção do Crédito) e a Offerwise, mostrou que 79% dos consumidores devem realizar ao menos uma compra nos próximos dias, percentual maior do que os 77% do ano passado.

Apesar da compreensível euforia, devido à procura intensiva por presentes, o consumidor precisa manter-se atento para não cair em golpes e falsas promoções. Isso vale especialmente para aqueles consumidores que farão suas compras via internet, o que requer cuidados extras (a CNDL estima que 44% das vendas sejam nessa modalidade).

Dados da OLX, importante plataforma de vendas on line, em parceria com a empresa de pesquisa AllowMe, apontam que o prejuízo estimado causado por golpes em 2021 foi cerca de R$ 650 milhões, isso mesmo, seiscentos e cinquenta milhões de reais (!), especialmente com os eletrônicos, sendo que desses os celulares/smartphones lideram enquanto categoria mais visada pelos golpistas.

A prática criminosa da "compra confirmada" foi a mais aplicada no e-commerce em 2021. Nela, o golpista utiliza um falso comprovante de depósito e o envia por aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para o vendedor, fazendo a pessoa acreditar que o valor da compra já foi depositado quando na verdade o golpista realizou apenas o depósito de um envelope vazio no caixa eletrônico do banco.

Ocorre que esse procedimento de entrega do envelope gera um comprovante emitido pelo terminal bancário, mas que apenas pode ser considerado após a abertura do envelope pelo banco e o crédito do suposto valor na conta bancária do vendedor. Contudo muitos recebendo apenas esse comprovante acreditam que o dinheiro estava no envelope e entregam o produto ao golpista.

Outra técnica bastante conhecida, especificamente através do WhatsApp, é usar o nome de marcas famosas para propagar fake news e obter dados pessoais dos usuários. Nesse tipo de golpe, conhecido como "phishing", os fraudadores induzem o alvo a clicar em links maliciosos e forjados. Através desse mecanismo, os golpistas conseguem instalar softwares desenvolvidos para causar danos no smartphone e coletar dados bancários e pessoais de quem o acessa. 

Semelhante ao golpe do anúncio falso, existe a "triangulação", onde o criminoso cria uma loja virtual falsa e oferece produtos de grande procura no mercado com valores bem abaixo da média. O objetivo é obter os dados das vítimas e utilizá-los em outras transações.

Em seguida, aparece a "invasão de conta", que consiste em ter acesso às credenciais da vítima por meio de brechas na segurança, vazamento de dados ou até mesmo o próprio usuário ser enganado e assim compartilhar os seus dados. A partir do momento em que o criminoso tem acesso a essas contas pessoais, utiliza as informações para se beneficiar ou aplicar golpes em terceiros.    

Por fim, e não menos importante, aparecem os famosos "presentes falsos". Nesta fraude, golpistas fingem ser agentes de grandes empresas e entram em contato com usuários para oferecerem promoções super vantajosas. Caso a vítima demonstre interesse, os criminosos solicitam informações pessoais como documentação, comprovante de residência e selfie, para comprovar, finalizar a compra e viabilizar a entrega. No entanto, utilizam a documentação para efetuar compras online e solicitar crédito em financeiras. 

Por conta disso, visando celebrar o Dia das Mães com tranquilidade, separei algumas dicas que podem evitar dores de cabeça e otimizar as compras com segurança.

Confira:

1 - Tomem muito cuidado com seus dados pessoais. Não os forneça para qualquer um que se identifique como preposto de instituição, empresa ou organização;

2 - Se desconfiar que algo está errado, não prossiga com a ação e contate os canais oficiais das empresas para confirmar as solicitações;

3- Se procurado por WhatsApp por algum número desconhecido, mesmo que com uma fotografia que lhe seja familiar, tente contatar a pessoa por meios que conheça (telefone, e-mail, redes sociais) para realmente se certificar que, de fato, não se trata de golpe;

4- Em compras no e-commerce, priorize os sites de empresas conceituadas. Se optar por marcas que não sejam conhecidas, sempre busque consultar a reputação;

5- Evite entrar em aplicativos bancários a partir de redes públicas. Procure realizar suas transações a partir de redes próprias ou conhecidas;

6- Quando "ganhar" um brinde, verifique nos canais de atendimento da empresa se realmente existe alguma campanha para contemplar clientes com produtos ou descontos;

7- Não tire fotos e selfies a partir do celular de terceiros. Se for ou precisar realizar onboarding em alguma instituição, faça sempre de seu telefone, utilizando redes conhecidas;

8 - Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoais como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;

9 - Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;

10 - Não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp.
Atentando-se a essas dicas, você poderá comprar com mais tranquilidade e no final, proporcionar um dia de muita alegria para a sua mãe. Afinal, elas merecem! 

Márcio Marinho*
Deputado federal e apresentador do quadro Patrulha do Consumidor.

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