Programação especial do BaZá RoZê lembra que mães são todas diferentes

Convidada do podcast do Portal M!, a jornalista Brenda Medeiros, idealizadora do projeto, fala sobre a feira,  que será realizada nos próximos dias 6 e 7

Por Nicolas Melo e Bruna Ferraz
01/05/2022 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O podcast do Portal M! desta semana vai falar sobre o BaZá RoZê e sua próxima edição, inspirada no ato de maternar e na relação única que há entre uma mãe e os seus filhos. Em homenagem ao Dia das Mães, a mostra de arte, culinária e moda chega ao Palacete das Artes, na Graça, nos próximos dias 6 (sexta) e 7 (sábado), a partir das 14h.

Composto em sua maioria por mulheres, sendo muitas delas mães, o RoZê vai reunir expositores de vários segmentos da moda, arte, decoração, design e gastronomia, além de atrações musicais, circenses, oficina de representatividade racial e jogos lúdicos interativos, que compõem o "RoZê Diverso Amor".

A idealizadora e produtora do evento, a jornalista Brenda Medeiros, explicou ao Portal M! que o projeto se destaca, principalmente, pelo ato da mulher empreender como um passo importante para conquistar seus sonhos, autonomia e independência, além de se conectar consigo mesma. Desta forma - ressalta Brenda -, ela gera mais renda para si, para o lar e reafirma a luta pela conquista de direitos sociais, além de, acima de tudo, promover a mudança pessoal e de igualdade de gênero.

"A 'mãe RoZê diferente' surgiu muito desse processo de pensar na temática de como explorar o conceito maior da feira, que é uma feira feminista, e como a gente se encaixa com as nossas qualidades, com as nossas objetividades do empreendedorismo. Então, tem uma máxima que diz que 'toda mãe é igual, o que muda o endereço'. A gente ficou pensando sobre isso, e questionamos: será que dentro dessas identidades todas são iguais?", explica.

A partir daí, segundo a jornalista, as artesãs chegaram ao entendimento de que todas as experiências vividas, todas as subjetividades que cada mulher carrega e todos os processos de aceitação tornam cada mãe especial, única, independente do amor incondicional que todas nutrem pelos filhos.  

"Chegamos à máxima de que toda 'mãe Rozê', independente de fazer parte do nosso grupo ou não, é diferente. Mesmo amando incondicionalmente suas crias, seus filhos e filhas, cada uma tem a sua peculiaridade, a sua relação com aquela família, sua entrega. São mães que não pariram seus filhos, são avós que cuidam como mães, tias que ajudam a educar, vizinhas que ajudam a acolher", pondera Brenda.

O processo de reflexão, segundo ela, é um caminho para o fortalecimento do sentimento de ser mulher. "Então, dentro dessa diversidade é que a gente percebe que toda mãe é diferente. Toda mãe tem laços. Laços que são afetivos e, dentro dessa perspectiva, a gente chegou ao toda 'mãe RoZê' é diferente", pontuou. 

"Mas existe também algo que a gente precisa fazer, que é fazer com que a família, os filhos e filhas, entendam que nós temos vida própria, além de ser mãe. A gente tem vida própria. Então é uma forma da gente se auto-afirmar", acrescentou a jornalista, que durante o processo de idealização do projeto, também se descobriu como artesã.  

"Quando vem a 'energia RoZê', temos uma necessidade de mostrar que nosso empenho com o empreendedorismo vem de acreditar em nós mesmas, que nós podemos ser o que quisermos, e assim contribuir com a força de resistência no dia-a-dia", enfatizou Brenda. 
 
Crédito: Divulgação

 

Veja a programação

Sexta (6)

- Oficina de bonecas Abayomi/ contações de histórias com @amorabrinquedos- 16h
Vagas limitadas  (inscrições na hora)

- Jazz "Geleia Solar" - 18h

Sábado (7)

- Espetáculo "Um palhaço raro" com Milo Peligro @peligro.payaso - 16h

- Show de Ana Paula Albuquerque @anapaulaalbuquerqueoficial

- Lançamento do vídeoclipe Sinais - 18h

Sexta e sábado (6 e 7)

- Jogos de montar com @tatobrinquedos - 14h às 20h

- Exposição "As Bacantes", do artista plástico baiano Israel Kislansky - 13h às 18h

- Mostra Coletiva "2022: um recorte da produção diversa e contemporânea na Bahia" - 13h às 18h

 

Confira a íntegra do podcast: