Neurologista explica o que é TDAH, como se manifesta e como identificar em adultos

Ivar Brandi, convidado do Podcast do M!, afirma que se for não diagnosticado de forma precoce, o transtorno pode causar muitas dificuldades ao longo da vida

Por Nicolas Melo
21/04/2022 às 08h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um problema neurobiológico que surge na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a vida. Trata-se de doença crônica, de causas genéticas, que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Se o transtorno não for diagnosticado de forma precoce, a criança pode ser tornar um adulto com dificuldades, principalmente nas relações pessoais e sociais. 

Em entrevista ao editor-chefe do Porta M!, Osvaldo Lyra, o neurologista Ivar Brandi explicou que o diagnóstico de TDAH em adultos ocorre quando ele observa uma mistura de sintomas, como a dificuldade de manter a atenção sustentada e a concentração em uma determinada tarefa, além de sinais relacionados à impulsividade.

"Eu sempre gosto de lembrar que TDAH não se limita apenas a déficit de atenção e hiperatividade, comum nas crianças. Adultos apresentam dificuldades em controlar os seus impulsos. Então, são atitudes tomadas de forma súbita, de forma inesperada, e isso pode ocorrer em relacionamentos que levam ao término ou discussões frequentes, além de dificuldades no relacionamento social", explica Brandi.

O TDAH se manifesta em comportamentos que são classificados em dois grupos: o de desatenção com a distração e dificuldades de aprendizado e disfunção da memória; e o de hiperatividade e impulsividade com inquietude, agitação e atitudes exacerbadas. 

É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes e ocorre em 3% a 5% das crianças, podendo acompanhar o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

"É muito frequente que o adulto com TDAH sem o diagnóstico correto, sem o diagnóstico definido, mencione que sente fadiga, cansaço extremo. Porque essa pessoa, mesmo de que maneira inconsciente, fica o tempo todo buscando prestar atenção, buscando evitar os erros de memória e os erros de concentração. Então, essa pessoa nos procura num estado de cansaço, sobrecarga, fadiga", pontuou o especialista.

Brandi ainda explica que o transtorno também é facilmente associado a outros sintomas como depressão e ansiedade, alterações do sono ou dificuldades de controle de uso de substâncias psicoativas, como bebidas acoolicas e outras drogas. 

Sobre a disponibilidade de tratamento para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), o neurologista diz que a situação é preocupante.

"O TDAH ainda é envolto por muitos estigmas na nossa sociedade. Muitas vezes, esses adultos são tidos como preguiçosos, como negligentes no ambiente de trabalho, já que não se esforçam. Então, no ambiente público, eu ainda vejo que estamos distantes da relalidade de ter um acesso mais amplo a uma avaliação mais cuidadosa dessas pessoas", afirma.

 

Confira a íntegra do podcast: