Vixe! Falta uma mulher na chapa de ACM Neto. A liminar, o líder e a interferência da Justiça no poder Legislativo. E mais: oposição questiona pesquisa de Rui

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
13/04/2022 às 08h51
  • Compartilhe
Foto: Arte Haron Ribeiro
Foto: Arte Haron Ribeiro

Assédios e falta de respeito 

Começou a circular com força nos últimos dias a informação de que estariam chegando ao candidato ACM Neto (UB) denúncias de assédio praticadas por um deputado do seu grupo político. Até mesmo uma gestora pública, de família conhecida no estado, teria sido assediada pelo "garanhão". Pelo que se comenta na base oposicionista, a situação se complicou bastante para esse cidadão, que, muitas vezes, ainda se acha acima do bem e do mal. 


A escolha certa? 

Apesar do simbolismo que é ter o atual vice-governador João Leão na chapa na condição de candidato ao Senado pelo PP, alguns aliados do ex-prefeito ACM Neto dizem que o nome ideal para ocupar o posto seria o do deputado federal Cacá Leão e não o do seu pai, o Bonitão. Segundo dois integrantes de partidos da base, Cacá se assemelha mais ao projeto e ao discurso de renovação da política usado pelo ex-prefeito de Salvador. 

João Leão

 

Falta uma mulher na chapa 

Pesquisas para consumo interno encomendadas pelo núcleo do candidato do União Brasil indicam que a população gostaria de ver uma mulher na chapa encabeçada pelo ex-prefeito ACM Neto. O apelo por gênero ganha mais força ainda se é associado à questão de raça, o que faz com que muitos apoiadores do ex-prefeito defendam abertamente a presença de uma mulher negra para o posto. Pelo Republicanos, um dos nomes seria o da vereadora de Salvador, Ireuda Silva. Já pelo PSDB, entraria no rol de possibilidades a também vereadora Cris Correia. 

Ireuda Silva

 

Candidata a vice 

Ontem, inclusive, o presidente do PDT na Bahia, deputado Félix Mendonça Júnior, defendeu que uma mulher seja candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto. Félix abriu mão de brigar pela vaga e decidiu concentrar suas energias na sua reeleição para a Câmara Federal. "Eu acho que uma mulher na chapa vai contribuir muito, porque nenhuma mulher foi lembrada para a chapa do governo. Lugar de mulher não é na segunda suplência de Senado. Lugar de mulher é no Senado, é como candidata a vice-governadora, candidata a governadora. Mulher tem que participar realmente", enfatizou.

Félix Mendonça

 

Alternativas no PDT

Félix disse que dentro do seu partido existem alguns nomes com capacidade de ocupar a vaga de vice. Além da ex-vereadora Andréa Mendonça, sua irmã, ele cita a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Mattos, também filiada ao PDT.

Andrea Mendonça

 

JH quer mandato 

Informações chegadas à coluna Vixe dão conta de que o ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, teria se filiado ao PDT para tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. De volta ao partido, ele teria falado a pessoas próximas que se dedicará "de corpo e alma" à campanha para federal. João estaria passando por dificuldades financeiras, já que desde que deixou a Prefeitura da capital não ocupou nenhuma vaga formal no mercado de trabalho. "Nem mesmo um cargo público recebeu de seus antigos aliados", disse um ex-apoiador de JH. 

João Henrique Carneiro

Lula manterá candidatura até o final? 

Volta e meia a gente ouve a especulação de que o ex-presidente Lula pode não disputar a próxima eleição presidencial. As justificativas para isso seriam impedimentos jurídicos (por conta da Lava Jato) ou ainda por conta de eventuais problemas de saúde. Ontem mesmo, o site Metrópoles publicou que o ex-presidente teria confessado, em jantar com senadores, "estar enfrentando problemas com a voz", ficando "rouco com facilidade". Aos aliados, o petista teria falado se tratar de sequelas do câncer de laringe que o acometeu em 2011. Já os adversários dizem que tudo isso não passa de desculpa para evitar um vexame nas urnas, sobretudo após a reação e crescimento do presidente Jair Bolsonaro. 

Lula

 

Wagner é a principal alternativa

Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou qualquer problema de saúde, através de nota emitida por sua assessoria. No entanto, há quem diga que o senador Jaques Wagner já teria sido cogitado para assumir uma eventual candidatura presidencial pelo Partido dos Trabalhadores. Isso, caso aconteça uma catástrofe e Lula seja realmente tirado da disputa. De acordo com um aliado do PT, esse teria sido um dos principais motivos para ele, Wagner, declinar da candidatura ao governo baiano e ficar em stand-by, na retaguarda do ex-presidente da República. Como tudo pode não passar de especulação, continuaremos a postos para noticiar e trazer informações dos bastidores para você continuar muito bem informado.

Jaques Wagner

Jerônimo liderando em Salvador? 

Foi recebida como uma "verdadeira piada" na base do ex-prefeito ACM Neto a informação, dada ontem pelo governador Rui Costa durante um encontro com prefeitos, de que seu candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues, teria sete pontos de vantagem sobre o principal adversário, o ex-prefeito de Salvador. Entre os oposicionistas, "a piada do governador contraria fatos" e também as pesquisas de intenção de votos registradas até agora na Bahia.  

 

Jerônimo Rodrigues

Números impublicáveis 

"Até porque ACM Neto deixou a gestão da capital baiana com altos índices de aprovação e popularidade. Sem contar que a gestão do seu sucessor, Bruno Reis, também segue muito bem avaliada. Por isso, ficou difícil de acreditar nos números impublicáveis do governador", como ironizou ontem uma liderança do União Brasil.

Rui Costa

Cadê o povo? 

Poucas pessoas, tirando empresários e alguns políticos, acompanharam de perto a passagem do ex-governador de São Paulo, João Doria, pela Bahia. Na última semana, o tucano escolheu Salvador para dar o pontapé inicial na sua corrida pelo Palácio do Planalto. No município de Rio de Contas, local onde pai de Doria nasceu, o ex-governador foi recepcionado por meia dúzia de pessoas. "Havia mais carros nas ruas do que pessoas", observou um leitor atento.

João Doria

Jantar com empresários

Antes de visitar a terra do pai, o ex-governador de São Paulo esteve em um jantar na casa do presidente da Associação Comercial da Bahia, Mário Dantas, em Salvador. Para um grupo seleto de empresários e lideranças políticas presentes, Doria ressaltou a necessidade de pacificar o país, conflagrado pela disputa política entre extremistas de esquerda e de direita. 

 

Otimismo

Apesar da baixa repercussão da sua passagem pela Bahia, no staff do tucano há um declarado otimismo após o levantamento do Ipespe. O instituto indicou que ele obteve um crescimento em torno de 20% nas intenções de voto, chegando a 5% na apuração espontânea e 6% na estimulada. A pesquisa mostra que João Doria é o candidato da chamada "terceira via" que tem mais capacidade de quebrar a polarização no segundo turno entre Lula e Bolsonaro. A conferir.

 

A exclusão dos ritos  

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu uma liminar que barra, na Assembleia Legislativa, a votação do Projeto de Lei 24.510/2022, prevista para ontem. A Corte atendeu a um pedido do deputado estadual Soldado Prisco (UB). O texto previa o fim da vitaliciedade e a exclusão de benefício para pensionistas de servidores que vierem a óbito "no serviço". Prisco disse que o PL estaria em total desconformidade com a legislação federal em vigor e "atropela ritos parlamentares importantes, como o prazo para propor emendas", como as quatro apresentadas por ele que não foram analisadas.

Prisco

 

Interferência dos poderes 

Quem parece que não gostou nada da decisão da Justiça foi o líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, do PT. Visivelmente irritado e em tom de ameaça, o líder disse que a decisão liminar era uma tentativa de interferência do poder Judiciário no Legislativo e disparou que existiam, inclusive, projetos de interesse da Justiça e do Ministério Público que estavam parados devido à disputa.