MDB rompe com ACM Neto e vai indicar vice do PT. A inabilidade de Wagner. E a injeção de ânimo em Jerônimo

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe 
30/03/2022 às 08h14
  • Compartilhe
Foto: Arte/ Haron Ribeiro
Foto: Arte/ Haron Ribeiro

O marido traído e o facão  

A decisão do governador Rui Costa de pernoitar na última semana em Jequié, acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto, fez com que o staff da área de segurança reforçasse os cuidados e a proteção ao gestor e a sua família, que ficaram hospedados em um hotel no centro da cidade. No entanto, nem mesmo o aumento do policiamento serviu para evitar que um homem, trocado pela ex-esposa, fizesse um barraco na porta do estabelecimento.

Escândalo em Jequié

O dito cujo queria pegar a ex e o novo affair dela com a boca na botija. Transtornado, o homem puxou um facão e foi para cima do novo companheiro da ex. Uma tragédia só não aconteceu devido à ação rápida dos policiais que faziam a segurança do governador e da primeira-dama. 

Injeção de ânimos 

A confirmação da candidatura do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), para o governo baiano, deixou petistas e aliados bastante animados nos últimos dias. Jerônimo é um nome ainda pouco conhecido do eleitorado, mas que deverá ser fortalecido pelo ex-presidente Lula na disputa. Conta a favor dele o fato de ter uma rejeição bem menor do que a do senador Jaques Wagner, por exemplo, que desistiu de se lançar na disputa e obrigou o PT a modificar a estratégia usada na campanha. Conta ainda o fato de que quase 70% dos eleitores de Lula podem mudar o voto para apoiar um candidato seu. "Jerônimo só tem a crescer", como completou ontem um eufórico dirigente petista. 

Jerônimo Rodrigues

MDB deixa Neto e marchará com o PT 

O martelo já foi batido e o MDB, partido comandado na Bahia pelos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima, deixará hoje a base do ex-prefeito ACM Neto. Os dirigentes da sigla anunciarão a aliança formal com o PT e o candidato Jerônimo Rodrigues, num ato às 14h30, na sede da sigla, em Salvador. Na quinta, petistas e emedebistas recebem as bençãos do ex-presidente Lula já com o anúncio do vice de Jerônimo. Expectativas foram criadas.

Lúcio Vieira Lima

Reforçando o partido 

A operação que vai garantir o apoio do MDB ao PT contou ainda com um acordo que facilitará a montagem do partido para a eleição proporcional desse ano. O governo prometeu a filiação do deputado federal Uldurico Júnior, do ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, e do ex-secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. A expectativa é que o MDB eleja dois deputados federais. Os Vieira Lima estão sendo pressionamos pela executiva nacional para eleger pelo menos dois deputados federais. 

Fábio Vilas-Boas

A esperança de Neto 

Apesar de saber que o MDB estava prestes a romper para apoiar o candidato do PT, ACM Neto tentou manter o otimismo e disse ontem, ao longo do dia, que o diálogo para ter os emedebistas na sua base ainda estava acontecendo. "Temos conversado com diversos partidos desde o 2 de dezembro. Muitas alianças já foram anunciadas. Só falo sobre resultado das alianças assim que a conclusão chega. Ainda estamos dialogando com o MDB, o resto é especulação", disse Neto ontem em entrevista à imprensa. 

ACM Neto

Forças ocultas 

Presidente da Câmara de Salvador desde 2019, o vereador Geraldo Júnior, do MDB, surpreendeu ontem ao antecipar a eleição para o comando da Casa. Após receber 35 votos (dos 39 presentes), Geraldo comemorou a vitória e fez um duro discurso, disparando recados para aliados e adversários políticos.

Geraldo Júnior

Base do governo 

Mesmo obtendo maioria dos votos dos parlamentares da base do governo, Geraldo demonstrou insatisfação com alguns vereadores. Um deles foi o vereador Claudio Tinoco (UB), que no início da sessão acusou o pleito de ser ilegítimo devido à votação ocorrer após a Mesa Diretora alterar o Regimento Interno da Casa. "Um ato como este ter sido conduzido por um dos melhores juristas do cenário nacional, o professor Edvaldo Brito, mostra a legitimidade do processo", rebateu Geraldo, irritado com o colega.  

Cláudio Tinoco

Indiretas 

Além da direta para Tinoco, o discurso de Geraldo foi permeado de indiretas, especialmente em relação aos vereadores que não votaram nele. "Peço a Deus que perdoe aqueles que se abstiveram e aos que votaram parcialmente na chapa. Que aqueles pobres coitados, que assim o fizeram [se abstiveram ou votaram parcialmente], reservam os olhos de Deus".

Rompimento comemorado 

Quem conhece de perto o núcleo político do governo Rui Costa diz que a estratégia de excluir o vice João Leão e o PP do seu arco de alianças já era planejada no seio governista. Quem viu a despedida de Leão e Rui na governadoria diz que chamou a atenção a comemoração feita por pessoas próximas ao governador. "Ao sair da sala, teve gente que celebrou o rompimento com os progressistas", enfatizou.

João Leão

Falhou na condução 

Até mesmo a condução do senador Jaques Wagner no processo soou como "pouco caso" com os ex-aliados e com Leão. "Nem mesmo uma ligação para o vice-governador foi feita. Não teve cuidado", como pontuou um aliado PP, ao lembrar do famoso vídeo feito pelo jornalista Victor Pinto em Brasília, em que o senador se desculpa com a família Leão. 

Senador Jaques Wagner

Janela partidária  

Os próximos dias serão decisivos para a política de todo o país. Encerra no próximo dia 1° o prazo legal para quem quer se beneficiar com a janela partidária, que permite a mudança de sigla sem o risco de perder o mandato. Muitos dirigentes ouvidos pela coluna disseram que todos os esforços nessa reta final são para fortalecer os partidos para a disputa que se avizinha. "A turma de Brasília prefere que seja garantida a eleição de deputados federais e estaduais do que dos candidatos a governador, por exemplo. Muitos nomes já foram anunciados e outros estão por vir. Alguns deles com muito simbolismo pela relação que mantêm com o PSD e o PT, como é o caso do deputado Paulo Magalhães, ligadíssimo a Otto. A conferir.

Deputado Paulo Magalhães

Fama e maldade 

Tem um advogado famoso na Bahia que já transitou com desenvoltura pelo Judiciário, e encanta por onde passa, mas age de forma maldosa na sua própria vida pessoal. Sabemos que a vida íntima das pessoas não interessa ao coletivo, mas a coluna Vixe não poderia ficar de fora desse caso, já que o fulano, milionário, estaria coagindo a mãe do próprio filho recém-nascido a sair da casa onde mora, com uma mão na frente e outra atrás. O digníssimo, que reside numa mansão avaliada em R$15 milhões, está obrigando a companheira a sair da relação sem eira e nem beira. Quem conhece o cidadão diz que o fulano é useiro e vezeiro neste modus operandi.