Pesquisa aponta liderança de ACM Neto e crescimento de Jerônimo com apoio de Lula

Secretário de Educação aparece 8% atrás do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), em cenário no qual aparece com apoios de Lula e Rui Costa

Por Redação
21/03/2022 às 08h03
  • Compartilhe
Foto: Elói Correa/GOVBA
Foto: Elói Correa/GOVBA

Na primeira pesquisa divulgada após a confirmação do nome de Jerônimo Rodrigues (PT) para a disputa ao Governo da Bahia, o secretário de Educação aparece na segunda colocação, com 33% dos votos, em um cenário de levantamento no qual ele é apresentado com os apoios do ex-presidente Lula (PT) e do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Rodrigues, na pesquisa, está a 8% de diferença em relação ao primeiro colocado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), que aparece com 41% das intenções de voto e contando com o apoio do pré-candidato a presidência da Republica, Ciro Gomes (PDT). Na terceira colocação, com 14%, vem João Roma (Republicanos), tendo o suporte do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Contudo, já um cenário estimulado sem apoios, ACM Neto tem 65% das intenções de voto. João Roma vem na segunda posição com 8% e Jerônimo fica na terceira posição com 6%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não responderam, 14%.

O levantamento realizado pelo Instituto Opnus, encomendado pela Rádio Salvador FM, ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de março. 

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-097/2022.

Senado

Já para o Senado, a pmesma pesquisa apontou que Otto Alencar (PSD) aparece com 27%, contra 11% do vice-governador do Estado, João Leão (PP), cuja pré-candidatuta ao parlamento federal foi anunciada na semana passada.

Na terceira posição vem Márcio Marinho (Republicanos), com 6%. Além destes, foram citados Félix Mendonça Jr (PDT), com 3% e João Gualberto (PSDB), com 2%. Brancos e nulos foram 14%; já "não sabe/não respondeu" chegou a 36%.