"Brasil está se arrastando", dispara Rui Costa em live

Governador comentou ainda sobre o empréstimo junto ao Banco do Brasil, autorizado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira

Por Adriano Villela
03/03/2020 às 20h25
  • Compartilhe
Foto: Reprodução do Facebook
Foto: Reprodução do Facebook

Aprovado no começo da noite deste terça-feira (3), na Assembleia Legislativa, o empréstimo de R$ 250 milhões do governo baiano foi abordado agora à noite pelo governador Rui Costa, na live das redes sociais batizadada de #PapoCorreria. Segundo o gestor, o recurso - a ser contratado do Banco do Brasil - servirá para atender pedidos de melhorias em todo o estado. "No momento de baixa de arrecadação, o Estado em que se financiar para não deixar as estradas esburacadas, hospitais sem manutenção e escolas sem manutenção", justificou.

Sobre finanças, Rui bateu forte no governo federal. "O Brasil está se arrastando, patinando, eu diria andando de lado. Isso é muito ruim para a economia, geração de empregos e arrecadação", disparou. "O govenro federal não prejudica só a Bahia, mas o Nordeste inteiro, o Brasil inteiro", criticou. O governador relatou, na live, que a Bahia se mantém como um dos estados que mais investem. "É um esforço grande para manter a capacidade de investimentos, salários em dia, estado funcionando".

Ponte, VLT e metrô

Entre as ações do governo baiano, Rui Costa voltou a negar qualquer atraso nas obras da ponte Salvador-Itaparica, reiterando o que vem sendo dito pelo vice-governador, João Leão, responsável mais direto pela obra. "Estamos no prazo do edital. Não está nada fora do prazo", assegurou.

Rui explicou que há um prazo para o consórcio vencedor - formado por três grupos chineses - criar uma empresa no país e assinar contrato, o que deve acontecer este mês. Firmado o acordo, há mais um ano para finalizar projeto, organizar o canteiro e iniciar a construção. "No início de 2021, teremos o início físico da obra."

O governador informou que ligou para o prefeito ACM Neto para tratar sobre a emissão de licença para os projetos do terceiro tramo do metrô e do VLT. No primeiro, uma extensão entre a Plataforma de Pirajá e Águas Claras, a licença deve ser concedida nos próximos dias. Já com o VLT, que vai requalificar os trens do Subúrbio, a licença depende de posicionamento da Superintendência de Patrimônio da União e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.