BC cria sistema para clientes checarem se têm valores a receber de bancos

Dá para receber o dinheiro por duas maneiras, e uma delas é o PIX

Por Redação
24/01/2022 às 21h20
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (24), que o sistema para que pessoas e empresas consultem se têm algum valor a receber de bancos e demais instituições financeiras já está disponível.

O serviço pode ser acessado pela aba "Valores a Receber" no sistema Registrato, que está disponível no site do Banco Central.

Para acessar o site, o cliente precisa precisa estar cadastrado no login único do Governo Federal ou fazer um cadastro, pela internet, junto ao Banco Central.

Se o cidadão tiver algum valor a ser resgatado, pode receber o dinheiro de duas formas: por PIX ou em um meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária.

 

Devolução bilionária

Segundo o Banco Central, nesta primeira fase do serviço são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos, decorrentes de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Ao todo, o Banco Central estima que os clientes tenham a receber cerca de R$ 8 bilhões. O restante dos valores será disponibilizado no decorrer deste ano de 2022.

O saldo a devolver é decorrente de tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

 

* Com informações do Portal G1.