EUA e Reino Unido ordenam saída das famílias de funcionários de suas embaixadas na Ucrânia

Os países ocidentais temem que a Rússia invada novamente a Ucrânia

Por Redação
24/01/2022 às 09h17
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido ordenaram que as famílias dos funcionários de suas embaixadas deixem em Kiev, a capital da Ucrânia, e a Otan anunciou que vai enviar mais tropas para o leste da Europa.

A ação ocorre em meio à escalada de tensão da Rússia com a Ucrânia. O Departamento de Estado americano afirmou no domingo (23) que a decisão foi tomada "devido à ameaça persistente de uma operação militar russa" no país vizinho. A Embaixada britânica já começou a retirada e disse que a medida inclui não só dependentes, mas também alguns funcionários.

O governo russo posicionou mais de 100 mil soldados na fronteira e tem feito exercícios militares com Belarus, outro país que fazia parte da União Soviética, mas nega que vá promover uma invasão. Os países ocidentais temem que a Rússia invada novamente a Ucrânia.

O comunicado do governo dos EUA diz também que funcionários não essenciais da embaixada podem deixá-la se desejarem e recomenda aos cidadãos americanos que residem na Ucrânia que "devem agora considerar" deixar o país em voos comerciais ou outros meios de transporte.

A embaixada dos EUA afirmou que "ação militar da Rússia pode acontecer a qualquer momento" e que autoridades "não estarão em condições de evacuar cidadãos americanos em tal contingência". "Portanto, os cidadãos dos EUA atualmente presentes na Ucrânia devem se planejar adequadamente".

Os anúncios ocorrem dias após os chefes da diplomacia dos EUA e da Rússia, Antony Blinken e Sergey Lavrov se reunirem para discutir a crise da Ucrânia. No fim de semana, foi a vez dos ministros da Defesa britânico e russo, Ben Wallace e Serguei Shoigu, também se encontrarem.

*Com informações do G1.