Papa Francisco promete justiça a vítimas de abuso na Igreja

Declaração vem após divulgação de relatório que apontou que Bento XVI não agiu em relação a pelo menos quatro casos do tipo

Por Redação
21/01/2022 às 19h05
  • Compartilhe
Foto: Foto: Vatican News
Foto: Foto: Vatican News

O papa Francisco prometeu nesta sexta-feira (21) fazer justiça às vítimas de abuso sexual cometidos por membros da Igreja Católica. A afirmação foi feita um dia após a divulgação de um relatório que apontou que o papa emérito Bento XVI não agiu em relação a pelo menos quatro casos de abuso sexual infantil antes de se tornar pontífice.

A investigação independente, realizada a pedido da Igreja Católica, examinou casos de abusos ocorridos na arquidiocese de Munique e Freising de 1945 a 2019. Bento 16, na época Joseph Ratzinger, foi arcebispo no local entre 1977 e 1982.

Dois dos casos de abuso sexual envolvem padres que foram punidos criminalmente, mas não sofreram sanções da Igreja e puderam continuar ativos no trabalho direto com os fiéis. Nenhum cuidado ou compensação tampouco foi dado às vítimas.

Ainda segundo o relatório, Bento XVI tinha conhecimento do histórico de pedofilia do padre Peter H., que foi transferido da diocese de Essen para Munique em 1980. H. foi condenado por pedofilia e depois cometeu novos abusos sexuais em Munique.


* Com informações do Terra.