Índice de aprovação de Biden cai para 43%, o menor de sua presidência

A popularidade do presidente começou a cair em meados de agosto, quando as mortes por Covid-19 aumentaram em todo o país

Por Redação
21/01/2022 às 09h12
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden está com o índice de aprovação pública mais baixo de sua presidência nesta semana. Os resultados indicam que os norte-americanos parecem exaustos com a pandemia de Covid-19 e seu impacto econômico, de acordo com a última pesquisa de opinião Reuters/Ipsos.

A pesquisa nacional, realizada de 19 a 20 de janeiro, descobriu que 43% dos adultos norte-americanos aprovam o desempenho de Biden no cargo, enquanto 52% desaprovam e o restante não tem certeza. A pesquisa da semana anterior havia colocado Biden em um índice de aprovação de 45% e reprovação de 50%.

A popularidade de Biden começou a cair em meados de agosto, quando as mortes por Covid-19 aumentaram em todo o país e o governo afegão, apoiado pelos EUA, entrou em colapso.

Depois de se manter acima de 50% em seus primeiros meses no comando dos Estados Unidos, a queda contínua na popularidade de Biden está soando o alarme em seu partido, com os democratas preocupados que a insatisfação possa lhes custar a maioria no Congresso nas eleições legislativas de 8 de novembro. Se os republicanos assumirem o controle da Câmara dos Deputados ou do Senado dos EUA, a agenda de propostas do presidente pode estar condenada.

Em uma rara entrevista coletiva na quarta-feira (19), Biden reconheceu a frustração dos americanos no final de seu primeiro ano no cargo. No entanto, ele prometeu progredir no combate a desafios da pandemia e da inflação, que atingiu a maior alta em quase 40 anos em dezembro, quando a crise da saúde afetou as cadeias de suprimentos globais.

A pesquisa Reuters/Ipsos é realizada online em inglês em todos os Estados Unidos. A última pesquisa reuniu respostas de um total de 1.004 adultos, incluindo 453 democratas e 365 republicanos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

*Com informações da CNN Brasil.