II Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura com temas sociais será realizado na próxima semana

Evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de janeiro

Por Redação
19/01/2022 às 17h44
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A segunda edição do Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, às 18h30. O evento é fruto da parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Academia de Letras da Bahia (ALB). O simpósio vai ser transmitido pelo YouTube. Haverá emissão de certificado.

Seguindo a tradição da primeira edição, ocorrida em abril passado, o II Simpósio será aberto pelos presidentes das duas instituições. De acordo com o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI, o evento contempla ambas as áreas com a gama de nomes convidados para a ocasião. "Este segundo simpósio traz uma programação muito rica, grandes nomes do jornalismo e da literatura e de diferentes gerações. Representa a consolidação de uma parceria estratégica entre ABI e Academia de Letras que esperamos reproduzir com outras instituições importantes da cultura baiana", pontuou.

"Esta é uma aliança que deve durar. Estamos no segundo simpósio e vamos ter o terceiro, o quarto e muitos outros mais. Vamos continuar trabalhando juntos sempre com essa mesma esperança, sempre com a mesma vontade de combater o obscurantismo e de promover cultura", celebra Ordep Serra, presidente da ALB.

A primeira mesa será mais que especial. Com o tema "Mídia, história, literatura: marcas da exclusão", os convidados debaterão as marcas da censura e da autoafirmação no campo da escrita. A mesa contará com a presença da jornalista especializada em temas étnico-raciais Ana Alakija, especializada nos estudos afro-diaspóricos e pesquisadora nas áreas de História Oral, Diáspora Africana, Identidade e Famílias Afro-brasileiras; o escritor baiano Wesley Correia, poeta, ensaísta, ficcionista, professor e pesquisador na área de Estudos Étnicos e Raciais; a mesa estará completa com Ordep Serra. Na mediação, a jornalista Cleidiana Ramos, doutora em Antropologia.