Lula afirma que não vê problema em formar chapa com Alckmin para vencer as eleições

Declaração foi dada em entrevista coletiva em Brasília

Por Redação
19/01/2022 às 21h39
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (19), que não terá
"nenhum problema" em compor uma chapa para a Presidência da República com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), na eleições de outubro. O novo aceno ao ex-adversário foi dado em entrevista coletiva em Brasília.

A possibilidade, no entanto, ainda seria apenas uma espécie de 'boato', garantiu o petista, já que ele ainda não é oficialmente candidato do PT. "Eu não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e para governar o país", pontuou Lula. As informações são da Carta Capital. 

As conversas para filiação de Alckmin, por enquanto, estão mais adiantadas com o PSB. Há, no entanto, ao menos dois partidos que correm por fora: Solidariedade e PV. Uma decisão é esperada para meados de março.

Lula voltou a ser questionado sobre os perigos de ter um histórico adversário como vice. Jornalistas insistiram sobre o tema, alegando que, ainda que não seja Alckmin o escolhido, ao que tudo indica, o perfil será similar ao do ex-tucano.

"Eu não estou procurando uma aliança ideológica, uma aliança apenas para ganhar as eleições. Estou procurando um conjunto de alianças de forças políticas para ajudar a fazer as transformações que precisamos fazer no Brasil, inclusive a Reforma Tributária", destacou, relembrando em diversos momentos sua aliança de sucesso com o empresário José de Alencar, em 2002.

O petista disse também que, para além do vice, vem sendo cobrado por diversos setores a apresentar um 'guru econômico', assim como fazem outros candidatos na disputa. Segundo ele, a escolha só acontecerá mais perto das eleições.