Texto atribuído à OMS sobre danos da vacina contra Covid-19 ao sistema imunológico é falso

O conteúdo foi publicado no site de Karina Michelin

Por Redação
19/01/2022 às 17h23
  • Compartilhe
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Um texto afirmando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) teriam declarado que doses de reforço da vacina contra a Covid-19 poderiam danificar o sistema imunológico é falso. As informações são do portal Metrópoles através do 'Projeto Comprova'.

O conteúdo foi publicado inicialmente no site de Karina Michelin - que já teve outras postagens desmentidas pelo Comprova.

O boato utiliza três conteúdos diferentes para confundir sobre a eficácia e a segurança das vacinas. O primeiro é um comunicado de um grupo de especialistas da OMS que não cita, em nenhum momento, qualquer possibilidade de "dano" ao organismo com as doses de reforço, nem que os imunizantes seriam "ineficazes" diante do surgimento de novas variantes. A entidade apenas recomenda o desenvolvimento de novas vacinas concomitantemente à atualização dos imunizantes atuais para garantir que eles continuem funcionando contra as novas cepas do vírus.

A autora do texto menciona ainda uma entrevista do chefe de Ameaças Biológicas à Saúde e Estratégia de Vacinas da EMA, Marco Cavaleri, em que este manifesta algumas preocupações em relação a uma aplicação contínua de doses de reforço. Para ele, a estratégia poderia levar a uma espécie de "sobrecarga" do sistema imunológico.

O texto checado omite, no entanto, que esse debate atualmente está posto apenas para a quarta dose em diante, pois estudos científicos demonstram que a distribuição de uma terceira dose aumenta o nível de anticorpos e a proteção contra o novo coronavírus.

A EMA não é contra as doses de reforço: ela defende a distribuição da terceira dose das vacinas na União Europeia e discute administrar as injeções mais espaçadamente no futuro, sincronizando as campanhas com a chegada do inverno, por exemplo, como acontece para as vacinas contra a gripe.

 

*Com informações do Metrópoles