Rússia pode atacar a Ucrânia "a qualquer momento'', alertam Estados Unidos

Americanos buscam novo diálogo com o país europeu

Por Redação
18/01/2022 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: AP via G1
Foto: AP via G1

Os Estados Unidos fizeram uma advertência nesta terça-feira (18) para "uma situação extremamente perigosa" na Ucrânia. De acordo com informações de Washington, a Rússia estaria  preparando um ataque iminente na fronteira ucraniana.

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, os exercícios militares conjuntos entre a Rússia e Belarus mostram uma "nova abordagem dos russos, se decidirem realizar ações contra a Ucrânia". Em caso de ataque, "nenhuma opção está excluída" pelos Estados Unidos, reiterou.

No último fim de semana, a América já havia acusado Moscou de ter enviado à Ucrânia agentes encarregados de realizar operações de sabotagem, com o objetivo de criar um pretexto para uma invasão. O tom alarmista por parte do governo americano coincide com o início de uma nova tentativa de diálogo com a Rússia.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, embarcou nesta terça-feira rumo a Kiev em um momento em que a Rússia já posicionou soldados na fronteira com a Ucrânia. Em seguida, Blinken irá a Berlim para diálogos com a Alemanha, a França e o Reino Unido sobre a questão.

A Rússia exigiu, nesta terça, "respostas concretas" antes de continuar discutindo sobre a Ucrânia. Na semana passada, três rodadas de negociações - em Genebra, Bruxelas e Viena - não trouxeram resultados concretos.

Uma das principais exigências do governo russo é que a Otan ofereça garantias de que não vai se ampliar e integrar a Ucrânia. A Rússia também exige que americanos e seus aliados desistam de fazer manobras e implantações militares na Europa do Leste.

 

* Com informações do Portal G1.