Tereza Paim afirma que Bahia não exigirá termo de autorização para vacinação de crianças contra Covid

Após aplicação, as crianças devem ficar em observação no local por 20 minutos

Por Redação
14/01/2022 às 15h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/GOVBA
Foto: Divulgação/GOVBA

A secretária estadual de Saúde da Bahia, Tereza Paim, afirmou que o estado não exigirá o termo de autorização para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

"Pais ou responsáveis têm direito por sua criança. E isso foi acatado na reunião bipartite [da Comissão Intergestores Bipartite-Ba]. Pai, mãe ou responsável que levar seu filho vai vacinar. Só precisar de um mecanismo comprovação, um documento, de que é o responsável", pontuou Paim em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

O prefeito Bruno Reis (DEM) havia anunciado a possibilidade abrir mão da exigência se, por conta disso, ocorressem aglomerações durante a vacinação.

"Se tiver risco de aglomeração, se por conta disso tiver grandes filas, eu vou abrir mão dessa exigência. Pode vir Ministério da Saúde ou quem for adotar as providências que acharem cabíveis, mas é irrazoável", argumentou Bruno.

No entanto, Tereza Paim reafirmou que após a vacina, as crianças precisarão ficar em observação por 20 minutos no local onde foi feita a aplicação - outra orientação do Ministério da Saúde.

"As crianças precisam ficar 20 minutos no local para primeiras avalições. Essa é uma recomendação do Ministério e do planeta, para que elas fiquem em observação nesse período", destacou a secretária.

A previsão era que a vacinação de crianças, com idades entre 5 e 11 anos, começasse em Salvador ainda nesta sexta-feira (14). No entanto, o lote com doses pediátricas da Pfizer atrasou e só deve chegar à Bahia ao longo desta tarde.

 

* Com informações do G1 Bahia.

Leia também:

Bruno Reis diz que pode dispensar exigências se houve grandes filas na vacinação de crianças contra Covid-19