Prefeitura de Cairu emite alerta sobre possibilidade de desmoronamento de falésias

Durante o Verão, a região recebe muitos turistas

Por Redação
14/01/2022 às 13h25
  • Compartilhe
Foto: Sudec/ Divulgação
Foto: Sudec/ Divulgação

O município de Cairu pode enfrentar desmoronamento de desmoronamento de falésias (acidente geográfico),no trecho entre os destinos turísticos de Morro de São Paulo e Gamboa, na Ilha de Tinharé. O alerta do risco foi emitido pela prefeitura da cidade, na quinta-feira (13). 

O alerta  foi feito pela  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) do município devido às fortes chuvas registradas na região, segundo informou o G1.

Durante o Verão, a região recebe muitos turistas. De acordo com a prefeitura, o risco de deslizamento já havia sido identificado no ano passado. Ainda segundo a gestão do município, em outubro de 2021, o Conselho Regional de Engenharia (Crea-BA) sinalizou o risco, A nota do órgão ainda contava com um relatório técnico elaborado pela Prefeitura de Cairu.

Em 2020, a Defesa Civil da Bahia também emitiu alerta para risco de deslizamento de falésias na região. A área está isolada para evitar acidentes, mas a prefeitura pede que moradores da região e turistas evitem a área.

No dia 8 de janeiro, um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, causou a morte de 10 pessoas.
Já em novembro de 2020, um casal e um bebê morreram após parte de uma falésia desabar na praia de Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.