"Não devemos seguir quem nega a vacina", diz padre Édson, da Igreja do Bonfim

Sacerdote fala sobre as mudanças na Lavagem do Bonfim

Por Laerte Santana
14/01/2022 às 10h04
  • Compartilhe
Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO
Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Fé e ciência caminham juntas. Com a defesa desse conceito, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, falou sobre as mudanças na tradicional Festa do Bonfim, durante entrevista ao programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra. O padre destaca: "Não devemos seguir quem nega a vacina".

"No momento, a plenitude da vida é que ela seja reservada e o mecanismo atual é a vacina. Não podemos negar a eficácia da ciência. Sempre digo aos fiéis: quando estamos doentes, buscamos o médico, e neste momento é importante que procuremos tomar a vacina. Não devemos seguir quem nega a vacina, concordar com discursos políticos, ideológicos, que neguem a vacina e a ciência. Fé e ciência caminham juntas", defendeu padre Edson.

O sermão do sacerdote reflete as mudanças na tradicional Lavagem do Bonfim, pelo segundo ano consecutivo, implicadas pelo aumento de casos da Covid-19. Sem cortejo das baianas, lavagem das escadarias, padre Edson descreveu uma sensação de vazio grande diante de uma realidade bastante complexa do atual momento que a sociedade está vivendo.

"É necessário fazermos essa experiência de renúncia e sacrifício. O Senhor do Bonfim que ficou recolhido na basílica com certeza pediu ao pai por nós. Mas, realmente, a sensação que deixa é de um pouco de tristeza ao ver as ruas vazias, já que em outros anos se formava o tapete humano, na cor branca, rumo à colina sagrada. Esperamos que no próximo ano tudo possa mudar", desejou. A festa deste ano teve homenagens às vítimas da Covid-19.

Segundo padre Edson, o número de pessoas na Lavagem 2022 foi relativo. "Tivemos todo cuidado para evitar aglomerações. Orientamos as pessoas antes e fizemos apelos. A participação dos fiéis nas missas já vinha sendo controlada, com receptivo fazendo higiene das mãos e as acomodações. Em nossas homilias, orientamos a importância do uso de máscara, de evitar aglomerações e de receberem a vacina", completou.

Trabalho Social e caminha virtual

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim de Salvador desenvolve o projeto Bom Samaritano com a função de acolher famílias em vulnerabilidade. Em anos anteriores, a igreja vendia camisas para o dia da caminhada da Lavagem, a fim de reverter em contribuições ao projeto. Neste ano, a intenção continuou, mas de forma diferente como explica padre Edson.  

"Precisamos inovar para vencer as dificuldades que estamos tendo. Este ano, como não aconteceu a tradicional caminhada, criamos a Caminhada Virtual do Bonfim, propondo que aconteça neste domingo (16), com o tema 'Quem tem fé vai a pé, onde estiver!'. As pessoas podem acessar o site www.lessclick.com.br e adquirir seu ingresso, contribuindo com R$ 33. Toda a venda será destinada ao projeto Bom samaritano", disse.  

Veja entrevista: