Falta de testes deixa Brasil no escuro para conter avanço da Ômicron

Escassez colocou a comunidade médico-científica em alerta

Por Redação
14/01/2022 às 09h22
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A falta de exames para diagnóstico da Covid-19 afeta hospitais privados, clínicas e redes de farmácias brasileiras. Isso deixa o país no escuro, a respeito do monitoramento do avanço da variante Ômicron.

A escalada do problema colocou a comunidade médico-científica em alerta. Quando a testagem cai, a subnotificação de casos cresce. Dessa forma, o Brasil, que sempre testou muito pouco para a doença, dispõe de dados menos condizentes com a realidade para lidar com a disseminação do vírus.

Com o agravamento do problema, planos de saúde pedem a criação de critérios para o uso dos exames. A União Nacional das Operadoras de Autogestão em Saúde (Unidas), entidade que representa mais de 100 seguradoras, defende a priorização da testagem para pacientes com sintomas graves ou hospitalizados, devido à falta de testes no país.

"Estamos atuando junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o objetivo de implementar medidas excepcionais para a demanda atual. Defendemos que sejam firmados critérios para testagem, de maneira a evitar a falta de exames - seja no sistema privado ou público", explica, em nota.

Testes suspensos

Redes de farmácias, como a Drogaria Raia, a Drogasil, a Drogarias Pacheco e a Drogaria São Paulo, e de hospitais, como a Rede D'Or - maior rede de hospitais particulares do Brasil -, suspenderam testagens de casos leves.

O grupo Dasa, que reúne mais de 40 marcas de laboratórios, reorganizou "temporariamente" o estoque de testes e está priorizando o atendimento dos pacientes internados e dos profissionais da área de saúde e de serviços essenciais.

A Rede D'Or admite que existe uma limitação no mercado nacional de insumos em função da explosão de casos causada pela nova variante, que tem se mostrado muito mais contagiosa.

"Estamos priorizando a realização de exames em pacientes com indicação clínica para definição de tratamento e isolamento, pacientes internados e em profissionais de saúde, e limitando a realização dos exames eletivos ou em pacientes com bom estado geral", informa, em comunicado.

 

*Com informações do Metrópoles